Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

02/06/2022 - 16:42 - Atualizado em 03/06/2022 - 09:09
Centro de Documentação e Pesquisa em História da UFU participa da Semana Nacional de Arquivos
Live comemorativa aborda a metodologia e a prática do serviço que facilita o processo de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento
Por: 
Marco Cavalcanti

Imagem histórica do acervo do CDHIS mostra o Centro de Uberlândia

“Metodologia e Práticas na Organização de Arquivos Pessoais” é o tema de uma live que o Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (CDHIS/UFU) vai realizar na próxima segunda-feira (06/06), das 18h às 20h.

Na live, será apresentado como o CDHIS desenvolve a organização dos arquivos pessoais que estão custodiados no acervo, divulgando para a comunidade científica suas práticas e metodologia. Embora seja dirigido a pesquisadores, docentes, estudantes e técnicos, principalmente arquivistas, historiadores e profissionais que atuam em arquivos, o evento é aberto ao público em geral.

Conforme explica o palestrante, Raphael Bahia, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos e arquivista no CDHIS, a organização dos arquivos históricos, sobretudo dos arquivos pessoais, de forma padronizada, dentro das normas e recomendações, facilitam o processo de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, o que fomenta a produção acadêmica e a elaboração de produtos técnico-científicos.

Raphael Bahia: ‘Arquivos pessoais resguardam uma história não oficial’. (Foto: Acervo do CDHIS)

“Sem contar que os arquivos pessoais resguardam uma história não oficial, que representa a narrativa de pessoas sobre diversos fatos, que vão desde questões pessoais até grandes acontecimentos sociais, políticos etc. e de projetos e pesquisas”, salienta Bahia.

A live está inserida na Semana Nacional de Arquivos, evento promovido de 6 a 10 de junho pelo Arquivo Nacional, órgão sediado no Rio de Janeiro e atualmente vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A programação traz atividades presenciais e remotas de diversas instituições da maioria dos estados.

A Semana Nacional de Arquivos acontece por conta do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho. Para divulgar a importância dos arquivos, instituições de memória, públicas e privadas, de todo o mundo, promovem eventos na Semana Internacional de Arquivos (IAW).

Neste ano, o tema definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para inspirar os eventos é #SomosArquivo. A intenção é a troca de informações sobre o significado de ser um arquivista e o que os arquivos refletem: as histórias.

A live poderá ser acessada pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/live-metodologias-e-praticas-na-organizacao-de-arquivos-pessoais.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal