Gestores de escolas públicas relatam experiências com capacitação na UFU

Formação foi voltada para a utilização de verba do Programa Dinheiro Direto na Escola

Publicado em 06/06/2022 às 17:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - Região Sudeste - da Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe/Sudeste - UFU) realizou, na manhã do último sábado (04/06), no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, o segundo encontro presencial de formação de gestores para melhor utilização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O título do curso de capacitação foi "Perspectivas para práticas bem-sucedidas do Programa Trilhas do PDDE".

Acompanhe, abaixo, o relato dos participantes do evento sobre sua importância e perspectivas:

Sandra de Souza Moreira, vice-diretora da EMEI Maria Beatriz Vilela de Oliveira

"Estar aqui nesse curso é muito bom, especialmente porque nós estamos em um momento de aprendizado. Acabei de ingressar na escola e esse curso vai ser muito bom para mim; vai agregar muito à minha bagagem. Um dia intenso, de muito aprendizado."

Márcia Cristina, diretora da EMEI Olívia Calábria

"Estou no cargo desde 2014. A expectativa é auxiliar mais! Porque a ‘caixa escolar’ é uma responsabilidade muito grande. A gente sempre tem alguma coisa nova para aprender, sempre tem novas informações e tem coisas que a gente acha que é simples, mas não é. Como envolve outras pessoas e dinheiro público, a gente tem que ter muito cuidado, é muita responsabilidade. Com esse dinheiro, a gente compra jogos, brinquedos, material pedagógico para desenvolver um trabalho de qualidade com a criança. Essa verba é federal e é destinada só para o aluno. Então, todo o processo é destinado para o aluno."

.

Kelly Cristina Belizario Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Educação de Prata

"Quero dizer que sim, a educação é a base de tudo! Então, a gente abriu os olhos para nossa necessidade e, com essa troca de conhecimento, vamos caminhar e conseguiremos muitas vitórias nesse campo."

.

Benerval Pinheiro Santos, representante de direção da Faculdade de Educação da UFU

"Os professores são pessoas que constroem esse país, não são pessoas que destroem esse país. São pessoas que prezam pela vida, não são pessoas que destroem a vida. E é por esse espírito que eu me lanço na educação. É uma busca, não é apenas uma profissão. Para mim, é uma causa. Nós lidamos com seres humanos. Em Uberlândia são mais de 70 mil crianças [na rede pública]. Veja, são 70 mil vidas que passam mais tempo conosco do que com seus próprios pais, com as próprias mães e responsáveis, de modo geral. Nós temos uma responsabilidade social muito grande e, particularmente, nesse momento da nossa história. Eu imaginei que nunca fosse viver para ver a educação sob ataque. O Brasil está sob ataque. Universidade pública está sob ataque! Nós os convidamos a ocuparem essa universidade, a combaterem conosco nessa luta por defesa do nosso país. É nesse sentido que eu convido todos e todas a combaterem conosco nessa luta de construção de uma educação melhor para um país melhor."

.

Daniela, estudante de pedagogia e bolsista de extensão na UFU

"A organização [deste evento] começou antes; a gente vem trabalhando há um tempo resolvendo as questões burocráticas, as questões com relação a papéis, essas coisas. Sou bolsista desde 2020, o início; acompanhei todo o processo. Os primeiros eventos foram on-line; então, eu acho que esse contato é muito importante porque parece que facilita mais e parece que, na minha percepção, a pessoa fica mais à vontade para participar; até dá mais crédito. Eu percebi essa diferença."