Competição

Inscrições abertas para edição de esportes coletivos dos JUMs

Edição 2022 dos Jogos Universitários Mineiros está agendada para o mês de julho e terá Pará de Minas como cidade-sede

Publicado em 10/06/2022 às 18:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Basquete será uma das modalidades em disputa. (Foto: Divulgação/Arquivo FUME)

Está aberto o período de inscrições para a edição 2022 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – Quadras. As equipes interessadas em participar do evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de julho, precisam entrar em contato com as respectivas atléticas ou os setores de esportes das instituições de ensino - no caso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu) -, que serão responsáveis por fazer a inscrição, até o dia 4 de julho.

Neste ano, a cidade escolhida para sediar a competição é Pará de Minas, localizada na região do colar metropolitano da capital mineira. "Por motivo de força maior, tivemos que alterar a sede dos JUMs, inicialmente divulgados para ocorrer em Vespasiano. Fizemos um grande esforço para encontrar um novo município", afirma o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira.

O dirigente se demonstra ansioso para o evento, que marca a retomada presencial dos JUMs – Quadras, que não puderam ser realizados nos últimos anos por causa da pandemia de covid-19. "Nós (dirigentes e estudantes-atletas) estamos em contagem regressiva. Essa é a primeira competição presencial que será realizada depois do avanço do novo coronavírus. Vem para os JUMs!", convida.

Modalidades de participação

A edição 2022 dos JUMs - Quadras contará com quatro modalidades: basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino). Para participar, as equipes de estudantes-atletas precisam estar com matrícula ativa em instituições de ensino superior que sejam sediadas em Minas Gerais e que estejam com a filiação regular junto à FUME. Até o dia 04/07, é preciso, ainda, pagar a taxa de inscrição por modalidade. A filiação junto à entidade, necessária para garantir a presença na competição mineira, precisa ser feita até o dia 30/06.

"Neste ano, os Jogos Universitários Mineiros receberão inscrições de estudantes-atletas que tenham nascido entre o dia 1º de janeiro de 1997 e o dia 30 de setembro de 2006", explica o presidente da FUME. Ele completa destacando uma exceção nesse tópico: "Em 2022, estão liberadas as inscrições de até dois estudantes-atletas, por equipe e por modalidade, com idade superior a esse limite etário."

Serviço

No site da Federação (www.comunicafume.com) pode ser encontrado o regulamento dos JUMs – Quadras, além de mais informações relevantes.

Palavras-chave: JUMs Jogos Universitários Mineiros Esportes inscrições Diesu UFU