Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

03/06/2022 - 11:54 - Atualizado em 03/06/2022 - 15:32
Inscrições abertas para o projeto 'Estudos sobre o Império Brasileiro'
Edição tem como foco o processo de independência política do Brasil
Por: 
Josias Ribeiro

O projeto de extensão "Estudos sobre o Império Brasileiro", com foco no processo da independência política do Brasil de Portugal, está com inscrições abertas para a nova edição. A iniciativa é do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), em parceria com o Círculo Monárquico de Uberlândia (CMU).

Sessão do Conselho de Ministros, de 1922, de Georgina de Albuquerque. (Imagem: Museu Histórico Nacional)

De acordo o professor e coordenador do projeto, Deolindo Menck, a atividade visa discutir e aprofundar o conhecimento dos cidadãos sobre um dos períodos mais importantes, mas pouco estudado em nossa história. “Queremos levantar e tentar responder questões sobre aquele momento histórico e sua contribuição/importância na formação do Brasil de hoje”, explica.

Com o formato atual, o projeto existe desde 2020. A ação destaca o período imperial brasileiro em seus mais diversos aspectos, como, por exemplo, eventos, legislação, incluindo também biografias das personalidades mais influentes. O grupo visa produzir uma pesquisa bem ampla sobre o período em questão. “A principal motivação para criar o projeto foi a constatação da falta de conhecimento do povo brasileiro sobre sua própria história, além de diversas ideias equivocadas que existem no meio do povo sobre o referido período”, finaliza o coordenador.

Quem tiver interesse pelo assunto pode participar do projeto, independente de ter vínculo com a universidade. Para se inscrever, basta entrar em contato com o coordenador Deolindo Menck, pelo telefone/WhatsApp (34) 98430-4334, informando nome completo, CPF, telefone e endereço eletrônico (e-mail).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal