Campus Santa Mônica

PET Matemática realiza Mostra de Iniciação Científica

Evento contou com palestras, minicursos e apresentações de pesquisa. Placa em homenagem aos 30 anos do grupo foi descerrada

Publicado em 13/06/2022 às 16:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A XI Mostra de Iniciação Científica (IC), que comemorou os 30 anos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (PET Matemática/UFU), aconteceu na última semana, entre os dias 8 e 10 de junho. Promovida pelos petianos, a atividade contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos dos alunos. Os estudantes de graduação e pós-graduação tiveram a oportunidade de discutir sobre as múltiplas áreas da Matemática.

A abertura do evento contou com a participação do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, que parabenizou os petianos pelo trabalho e destacou a importância de investimento na educação. “Se você não tem apoio adequado na educação, na saúde, na ciência, na tecnologia, na cultura, nas artes, o futuro da nação fica comprometido. A universidade, através dos seus diversos programas, vive de sonhos. Eu não estou falando de devaneios, estou falando de sonhos. Sonhos são coisas que a gente imagina que pode realizar. Se as condições forem adequadas, a gente acaba realizando”, enfatizou.

A petiana Dhara de Freitas; o diretor da Famat, Vinícius Fávaro; o reitor da UFU, Valder Steffen Jr; o coordenador do curso de Matemática, Germano Abud; e o tutor do PET Matemática, Marcus Bronzi; participaram da mesa de abertura. (Foto: Milton Santos)

Para o coordenador do curso de Matemática, Germano Abud de Rezende, a Mostra IC representa a força da educação. “É bom ver que, apesar de todos os cortes que nós temos sofrido, estamos aqui com vontade de fazer e seguir. Apesar de todos os desafios deste período de pandemia, os estudantes e professores se empenham e prezam pelo ensino de qualidade, pela ciência. Então, é muito bom ver todos reunidos”, destacou.

A Mostra IC teve início em 2011, com reuniões internas sobre os trabalhos científicos dos petianos. No ano de 2013, a mostra foi aberta a todos os estudantes do curso de Matemática, além da inserção de palestras e minicursos. Nesta décima primeira edição, a novidade foi a disputa das Olimpíadas de Matemática. “Esse é um evento principalmente para os alunos; eles terão a possibilidade de ver as diversas áreas em que podem entrar na Matemática e também ver o que os outros colegas estão fazendo e pesquisando dentro desta área”, afirmou o diretor da Famat, Vinícius Vieira Fávaro.

Petiana e uma das organizadoras desta edição do tradicional evento, Dhara Cristina de Freitas Lago Grande também enalteceu a aproximação da atividade com os alunos. “É um evento muito legal, organizado de estudante para estudante. A gente tenta fazer o evento mais confortável possível”, explicou.

PET Matemática 30 anos

Os professores Luiz Salomão, Geraldo Botelho, Marcus Bronzi, Marcos Câmara, César Almeida, Luis Benedetti e Elisa dos Santos descerraram a placa em comemoração aos 30 anos do PET Matemática. (Foto: Milton Santos).

Criado em 1992, o PET Matemática da UFU completa 30 anos em 2022. Para o atual tutor - e também um ex-participante do programa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) -, Marcus Augusto Bronzi, o PET é uma importante ferramenta na formação dos alunos. “É um programa muito atuante na graduação, com os alunos apoiando aqueles que chegam com dificuldade; fazendo monitorias; fazendo atividades de reforço; sempre trazendo palestras; fazendo atividade de extensão”, enumerou. Atualmente, o PET Matemática conta com 12 bolsitas e dois não-bolsitas.

Em comemoração ao aniversário, uma placa foi descerrada no Bloco 1F do Campus Santa Mônica. Com o lema “Uma vez petiano, sempre petiano”, a placa é um agradecimento a todos os que contribuíram para o sucesso do programa. O descerramento contou com a presença do atual tutor e de seis ex-tutores: Elisa Regina dos Santos (2016 a 2020); Marcos Antônio da Câmara (2005 a 2016); César Guilherme de Almeida (2003 a 2005); Geraldo Márcio de Azevedo Botelho (1996 a 1998); Luiz Alberto Duran Salomão (1994 a 1996) e Luis Antônio Benedetti (1992 a 1994). O professor e ex-tutor do PET Matemática Walter dos Santos Motta Junior (1999 a 2003) não pode comparecer à cerimônia.

Palavras-chave: Mostra; PET; Famat; UFU