Extensão

Universidade Federal de Uberlândia abre vagas de cursinho em Patos de Minas e Monte Carmelo

Inscrições ficam abertas, respectivamente, até 13 e 17 de julho, podendo ser feitas por alunos do 3º ano do Ensino Médio ou da última etapa do EJA. Para participar, é necessário ser oriundo de escola pública ou bolsista de escola particular

Publicado em 30/06/2022 às 15:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Programa tem o objetivo de selecionar estudantes como cursistas das aulas preparatórias para vestibular e Enem. (Imagem: Divulgação)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) abre inscrições para o programa Ações Afirmativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) nas cidades de Patos de Minas e Monte Carmelo. A iniciativa oferece vagas para um cursinho preparatório para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas oferecidas pelos alunos de graduação em licenciaturas da UFU. As inscrições para as duas turmas de Patos de Minas acontecem até 13/07; já as para a turma de Monte Carmelo vão até 17/07.

Em Patos de Minas, são oferecidas 30 vagas para o período vespertino - com aulas das 13h30 às 17h45 - e 70 para o período noturno - das 18h às 22h15. Quanto a Monte Carmelo, o projeto ocorre apenas à noite, com 80 vagas para uma turma com aulas das 19h às 22h. Dentre as vagas, 10% são reservados para candidatos pretos, pardos e indígenas, 5% para refugiados ou quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. As aulas em Patos de Minas acontecerão no Palácio dos Cristais (Av. Getúlio Vargas, nº 230). Já em Monte Carmelo serão no Bloco 1B do campus da UFU.

Para efetuar a inscrição, basta o preenchimento de um formulário on-line (Patos de Minas / Monte Carmelo). Podem participar alunos do 3º ano do Ensino Médio ou na última etapa do EJA, que sejam de escolas públicas ou tenham bolsa integral em escolas particulares. Ainda, é necessário estar presente nas aulas nos locais indicados e oferecer informações fidedignas. Os estudantes que não tiverem acesso à internet e computador podem realizar as inscrições nos locais dos cursos.

A classificação dos inscritos será feita mediante as condições de vulnerabilidade socioeconômica. Os critérios considerados serão: renda familiar per capita; integrar o CadÚnico; participação em programas de auxilio de renda; ser beneficiário de programas de moradia popular; e etnia, entre outros. Os candidatos não classificados ficarão em lista de espera. Para mais informações, acesse, abaixo as páginas dos processos seletivos:

Palavras-chave: Cursinho Popular AFIN PROEXC Monte Carmelo Patos de Minas seleção cursistas