FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

12/07/2022 - 10:52 - Atualizado em 12/07/2022 - 15:56
Alunos do ensino médio e da UFU fazem caminhada na Semana do Rio Dourados
Evento que teve como foco valorizar a bacia hidrográfica local reuniu mais de 50 discentes e docentes
Josias Ribeiro

O curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou, no fim do último mês (29/06), da Semana do Rio Dourados. Programada pelos alunos e professores da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, do município de Abadia dos Dourados (MG), a ação buscou integrar a escola e a universidade visando a valorizar e conscientizar, por meio de roda de conversa, a respeito à biodiversidade e à bacia hidrográfica local.

O coordenador do Curso de Geologia, professor Filipe Goulart Lima, destaca a importância desse tipo de atividade: “uma integração escola-universidade, em que os alunos do curso de Geologia falaram sobre as geociências e sua importância para a sociedade, assim como aprenderam sobre a história da cidade de Abadia dos Dourados com os professores Eber Moreira de Alcântara e Salvador”. Lima complementa, elogiando a atuação dos alunos, e afirma que "o curso se sentiu honrado em participar do evento”.

Fotos: Arquivo dos pesquisadores

Na caminhada foram feitos pontos estratégicos que permitiram ao grupo abordar e discutir temas como a bacia hidrográfica, os recursos hídricos, a geodiversidade, a biodiversidade, a geologia e o trabalho do geólogo, a mineração, a preservação ambiental e a história de ocupação territorial da região. Também foram mencionadas as oportunidades de estudos na UFU.

O evento finalizou na chegada ao fundo do Vale do Rio Dourados, com um momento musical. Estiveram presentes na atividade 40 alunos do Ensino Médio, discentes da UFU, além dos docentes da Escola e da universidade.