Divulgação científica

Deixa ela jogar: ouça o Ciência ao Pé do Ouvido no seu tocador de podcasts preferido

Novo episódio destaca as lutas, conquistas e desafios do futebol de mulheres

Publicado em 19/07/2022 às 09:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Ludimila de Castro

Você sabia que 19 de julho é o dia do Futebol? A comemoração acontece desde 1976 e a data foi escolhida em homenagem a fundação do time mais antigo do Brasil em atividade na época, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul,  clube  fundado em 19 de julho de 1900.

Em comemoração a esta data, o episódio #56 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido aborda o futebol, mas não o tradicional futebol masculino. O episódio é dedicado ao futebol de mulheres. A convidada é a educadora física e professora aposentada Silvana Goellner.

Cercado de diversos desafios e lutas, o futebol de mulheres é um campo fértil para pesquisa. “Existe um terreno muito grande de pesquisa. Eu diria que ele é, inclusive, necessário. Visibilizar as histórias das mulheres é muito importante, porque criam representatividade e mostram que as mulheres sempre estiveram lá”, destaca Goellner.

Mas nem sempre falar ou praticar futebol feminino foi permitido ou bem visto pela sociedade. Em 1941, um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas proibia às mulheres da modalidade, e somente após 39 anos a lei foi revogada.

“Contar a história do futebol de mulheres no Brasil é um pouco difícil. Existem poucos registros oficiais, a gente não sabe quando começou, não tem um marcado. Eu suponho que começou quando começou o dos homens. E esta presença acabou que tivéssemos algumas interdições por não se entender que este esporte era recomendado ou aceito para as mulheres”, pontua Goellner.

Quer saber mais sobre o universo do futebol de mulheres? Então, não deixe de ouvir o podcast Ciência ao Pé do Ouvido. O episódio já está disponível em todas as plataformas de streaming. Ouça agora no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Gostou da temática? Você pode mandar um áudio com dúvidas e sugestões para o Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido! O número é (34) 9966-2021. Siga o podcast nas redes sociais: Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido).

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Dia do Futebol Futebol de mulheres