FAU é recredenciada pela Fapemig e recebe novos financiamentos

A fundação de apoio à UFU foi aprovada no maior nível da chamada, que exige compliance e programa de integridade

Publicado em 01/07/2022 às 09:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Prédio da Fundação de Apoio Universitário, localizado próximo ao Campus Santa Mônica da UFU, na rua Francisco Vicente Ferreira, 126. (Foto: Milton Santos)

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi aprovada no nível IV da Chamada 10/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que tem o objetivo de oferecer financiamentos e apoio para a gestão administrativa das fundações de apoio. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (27/06).

“Com a aprovação, ficaram chanceladas as capacidades de gestão da fundação na gestão administrativa e financeira, na importação de equipamentos e materiais para pesquisa, no monitoramento de projetos e, muito importante, na integridade e transparência, consolidando seu programa de compliance”, afirma Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU.

O nível IV da chamada exige a apresentação da compliance (postura dos profissionais em seguir as leis, as normas e os procedimentos internos das organizações) e do programa de integridade (medidas de prevenção, detecção, punição e remediação de atos lesivos).

A última vez em que tinha acontecido o credenciamento foi em 2013, quando o cadastro não era realizado por níveis. Em dezembro de 2021, a Fapemig abriu a Chamada 10/2021, que fez a nivelação das fundações de apoio aptas para a gestão administrativa e financeira, para a oferta de auxílio nos projetos de pesquisa, ensino e extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e projetos de estímulo à inovação, assim como apoio aos programas financiados pela agência de fomento, bem como a concessão de bolsas.

“O cadastramento da FAU na Fapemig é extremamente importante para continuarmos apoiando os projetos da UFU, bem como outras instituições federais de ensino em Minas Gerais. Além de afirmar a nossa fundação como uma das mais importantes fundações de apoio do estado, com uma capacidade de gestão reconhecida por uma das maiores agências de fomento do país”, avalia Visibelli.

FAU

A FAU é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de aprimorar e otimizar a gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação. Instituída em 20 de dezembro de 1982, a fundação atua como escritório de projetos possibilitando parcerias com o setor público e privado.

Palavras-chave: Ciência FAU Fundação de Apoio Universitário Fapemig inovação tecnologia