Campus Umuarama

Laboratório da UFU promove 'Curso de Acesso Venoso Orientado por Ultrassom'

Iniciativa de docente da graduação em Enfermagem tem como foco a qualidade assistencial de cuidado aos enfermeiros nos procedimentos cirúrgicos

Publicado em 29/07/2022 às 12:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Uma das estruturas utilizadas no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Laboratório de Técnicas e Habilidades Multiprofissionais da Faculdade de Medicina (Lamult/Famed) promoveu, durante esta última semana do mês de julho, o "Curso de Habilitação em Acesso Venoso Periférico Orientado por Ultrassom". As atividades sobre um dos procedimentos mais realizados em emergências médicas foram ministradas a enfermeiros da equipe do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh) e tiveram coordenação do enfermeiro Omar Pereira de Almeida Neto, professor da Famed.

Com carga horária total de 40 horas, o curso foi dividido em três módulos de estudo:

• Os módulos teóricos estudam a anatomia e fisiologia vascular periférica e os princípios básicos e avançados de ultrassonografia vascular periférica;
  • No módulo teórico-prático, os participantes realizam punções com ultrassonografia em modelos experimentais de baixa fidelidade;
  • O módulo prático é voltado para a realização das punções em pacientes que necessitam de acesso venoso no Hospital de Clínicas.

“Ao agregar esta tecnologia à prática assistencial dos enfermeiros, estamos contribuindo para a prática de enfermagem avançada, com mais segurança e qualificada. Percebemos que a assertividade e a efetividade da punção utilizando ultrassom permitem desfechos clínicos vasculares positivos e melhor experiência do paciente durante a internação”, relata o professor.

Da esquerda para a direita: Eneida Rabelo, Leandro Hanssel, Omar Almeida e Rodrigo Ceratti. (Foto: Arquivo pessoal)

Além dele, participaram do curso a enfermeira Eneida Rejane Rabelo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dois enfermeiros do Programa de Acesso Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Leandro Hansel e Rodrigo Ceratti.

Segundo Almeida Neto, um dos fatores que motivou a criação do curso foi a qualidade assistencial de cuidado aos enfermeiros. “Realizei em 2021 meu pós-doutorado em 'Cardiologia: Ciências Cardiovasculares' na UFRGS e estabeleci parcerias interinstitucionais por lá. Em 2022, eu, a Drª. Eneida Rabelo e demais membros da equipe conseguimos ser contemplados por um edital do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e utilizamos este recurso para realizar este curso aqui na UFU e em outras instituições pelo Brasil. Faremos várias edições até que toda equipe de enfermeiros do HC seja habilitada. A próxima edição tem data provavelmente ocorrerá em outubro de 2022”, expõe.

Além desse projeto, o curso de graduação em Enfermagem possui diversas atividades de extensão, em todas as áreas do cuidado humano. O professor Omar Pereira de Almeida Neto relata que está se dedicando na realização de ações nas áreas de Enfermagem Cardiovascular e Insuficiência Cardíaca.

Palavras-chave: Enfermagem cardiovascular cuidado humano curso