Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/07/2022 - 13:01 - Atualizado em 28/07/2022 - 11:26
Pesquisa da UFU ganha prêmio nacional na área de Comunicação
Dissertação sobre o Nubank foi a vencedora na categoria 'Mestrado Profissional' do Intercom 2022
Por: 
Marco Cavalcanti

A pesquisa "Propósito, personalidade e emoção como vias para a construção de sentidos da marca Nubank", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), foi a vencedora na categoria "Mestrado Profissional", do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A dissertação — desenvolvida por Cledilson Carlos dos Santos Araújo e defendida em fevereiro de 2021 —  investigou as particularidades da estratégia de comunicação do Nubank, startup brasileira de serviços financeiros bem-sucedida no mercado.

Como explica Araújo no resumo do trabalho, o estudo de caso teve o objetivo de “analisar se / como fatores subjetivos como emoções, personalidade e propósito superior de seu modelo de negócio comunicado pode contribuir para que a marca seja considerada uma lovemark (o mais alto nível de construção de sentidos entre um cliente e uma marca)”.

Na dissertação, o autor considera que a pesquisa “aumentou o entendimento sobre como estratégias de branding [que tornam a marca mais reconhecida] podem ser mais eficazes, em se considerando fatores emocionais e de construção de sentidos, do que os atributos funcionais oferecidos por uma marca em seus produtos ou serviços”.

Araújo analisou fatores subjetivos como emoções e personalidade (foto: divulgação/PPGCE)

O pesquisador teve orientação do professor Marcelo Marques Araújo e coorientação da docente Adriana Cristina Omena dos Santos. A coordenadora do programa de pós-graduação, Mirna Tonus, afirma que a premiação destaca o PPGCE no cenário nacional. “E encoraja a inscrever outros trabalhos nas próximas edições", ressalta Tonus.

A dissertação está disponível para acesso no Repositório Institucional UFU e deverá ser lançada em formato de livro em breve.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal