Pesquisa da UFU ganha prêmio nacional na área de Comunicação

Dissertação sobre o Nubank foi a vencedora na categoria 'Mestrado Profissional' do Intercom 2022

Publicado em 21/07/2022 às 13:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A pesquisa "Propósito, personalidade e emoção como vias para a construção de sentidos da marca Nubank", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), foi a vencedora na categoria "Mestrado Profissional", do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A dissertação — desenvolvida por Cledilson Carlos dos Santos Araújo e defendida em fevereiro de 2021 —  investigou as particularidades da estratégia de comunicação do Nubank, startup brasileira de serviços financeiros bem-sucedida no mercado.

Como explica Araújo no resumo do trabalho, o estudo de caso teve o objetivo de “analisar se / como fatores subjetivos como emoções, personalidade e propósito superior de seu modelo de negócio comunicado pode contribuir para que a marca seja considerada uma lovemark (o mais alto nível de construção de sentidos entre um cliente e uma marca)”.

Na dissertação, o autor considera que a pesquisa “aumentou o entendimento sobre como estratégias de branding [que tornam a marca mais reconhecida] podem ser mais eficazes, em se considerando fatores emocionais e de construção de sentidos, do que os atributos funcionais oferecidos por uma marca em seus produtos ou serviços”.

Araújo analisou fatores subjetivos como emoções e personalidade (foto: divulgação/PPGCE)

O pesquisador teve orientação do professor Marcelo Marques Araújo e coorientação da docente Adriana Cristina Omena dos Santos. A coordenadora do programa de pós-graduação, Mirna Tonus, afirma que a premiação destaca o PPGCE no cenário nacional. “E encoraja a inscrever outros trabalhos nas próximas edições", ressalta Tonus.

A dissertação está disponível para acesso no Repositório Institucional UFU e deverá ser lançada em formato de livro em breve.

Palavras-chave: Prêmio Comunicação dissertação mestrado profissional INTERCOM