29/07/2022 - 15:48 - Atualizado em 19/08/2022 - 08:16
Presidente do TSE participa de reunião da Andifes
Em evento na capital federal, Fachin destaca importância de enfrentar desinformação
Portal Comunica
Com informações da Secom/TSE

Encontro ocorreu na sede da Andifes, em Brasília. (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, abriu a 188ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na tarde desta quinta-feira (28/07), em Brasília. Fachin agradeceu publicamente à Andifes e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) pela adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE e pelo lançamento da campanha em respeito à democracia e à confiança das entidades no processo eleitoral, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas. “Ações que evidenciam o elevado grau de consciência cívica e de compromisso democrático da instituição”, afirmou.

Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, bem como com as associações de professores, de técnicos administrativos e de estudantes, e com a sociedade em geral. Além de atuar na formação de profissionais qualificados e na produção de pesquisas e tecnologias em 69 universidades e institutos federais, a Associação é responsável por 45 hospitais universitários que formam a maior rede pública brasileira de saúde.

Também compuseram a mesa da plenária o presidente da Andifes, Marcus Vinicius David, o 1º vice-presidente da associação, Ricardo Marcelo Fonseca, a 2ª vice-presidente, Márcia Abrahão Moura, os suplentes Alfredo Macedo Gomes e José Geraldo Ticianeli e o secretário executivo, Gustavo Henrique de Sousa Balduino. O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, participou do Conselho Pleno da entidade.