Iniciação Científica

Publicados os resultados finais de editais de Iniciação Científica

Prazo de aceite vai até 19 de agosto

Publicado em 28/07/2022 às 10:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Ao todo foram aprovadas 583 propostas. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), publicou, na quinta-feira (27/07), o resultado final dos quatro editais para a seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica. Três deles são destinados aos alunos da graduação e um aos do Ensino Médio.

No edital Dirpe Nº 5/2022, que convoca projetos de pesquisa com viés tecnológico para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram aprovadas 46 propostas. Já no edital Dirpe Nº 6/2022, que convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), também em parceria com o CNPq, foram aprovadas 312 propostas.

O edital Dirpe Nº 7/2022 também convoca projetos de pesquisa para o Pibic, mas esse é em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Nesse caso, foram aprovadas 202 propostas.

Para o Ensino Médio, foi divulgado o edital Dirpe Nº 8/2022, que convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic-EM), também em parceria com o CNPq. Neste, foram aprovadas 23 propostas.

Os rankings com os resultados finais estão disponíveis nas páginas dos editais. O período de aceite do Termo de Concessão pelo orientador e aluno vai até 19/08. A vigência das bolsas têm início em 1º de setembro deste ano, com excessão das oferecidas pela Fapemig que têm início em 1º de outubro.

Palavras-chave: iniciação científica bolsas pesquisa Propp Dirpe