Cursinho popular

Reta final de inscrições para novas turmas do Programa Afin em Uberlândia e Ituiutaba

No total, são 120 vagas em Uberlândia e 90 em Ituiutaba. Períodos de inscrições vão, respectivamente, até 19 e 20 de julho

Publicado em 01/07/2022 às 10:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Cursinho Afin prepara jovens para as provas do vestibular e do Enem. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) disponibilizou mais dois editais para inscrições de alunos em cursinhos oferecidos pela instituição visando à preparação para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto Ações Afirmativas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) abre, em Ituiutaba, 30 vagas no período vespertino e 60 para o noturno. Já em Uberlândia, são 120 vagas para aulas noturnas no programa. Estas atividades serão ministradas por discentes da UFU dos cursos de licenciatura, sob orientação de seus docentes.

Em Uberlândia, as inscrições vão de 1º a 19/07; em Ituiutaba, de 4 a 20/07. Para se inscrever, basta preencher os respectivos formulários on-line. Podem participar alunos do terceiro ano do Ensino Médio e da última etapa do EJA, que sejam oriundos de escolas públicas ou particulares com bolsa integral. As aulas acontecerão nos blocos B e D do Campus Pontal, em Ituiutaba; já em Uberlândia serão no Campus Santa Mônica - em espaço(s) ainda a ser(em) definido(s). Os estudantes que não tiverem acesso à internet e computador podem realizar as inscrições nos locais dos cursos.

Dentre as vagas, 10% são reservados para candidatos pretos, pardos e indígenas, 5% para refugiados ou quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. A classificação dos inscritos será feita mediante as condições de vulnerabilidade socioeconômica. Os critérios considerados serão: renda familiar per capita; integrar o CadÚnico; participação em programas de auxilio de renda; ser beneficiário de programas de moradia popular; e etnia, entre outros.

Os candidatos não classificados ficarão em lista de espera. Para mais informações, acesse, abaixo as páginas dos processos seletivos: