Pular para o conteúdo principal
Divulgação científica

Cinco curiosidades sobre por que assistimos a reality shows que talvez você não saiba

O 'Ciência ao Pé do Ouvido' convidou um psicólogo para falar sobre o assunto

Publicado em 30/08/2022 às 09:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Ludimila de Castro

Considerado o pai dos reality shows, o "An American Family’’ começou a ser exibido em 1973. Transmitido nas finadas televisões de tubo, telespectadores acompanharam durante 12 episódios o cotidiano de uma família californiana. Com a nova forma de entretenimento televisionado, o ''An American Family’’ inspirou outros países a seguirem o mesmo modelo de programa nos anos seguintes.

Quem nunca deu aquela espiadinha na “casa mais vigiada do Brasil”? Ou acompanhou a rotina de acordar cedo para realizar os cuidados do sítio? Os mais comentados reality shows brasileiros, o Big Brother Brasil (BBB), exibido pela TV Globo, e ‘’A Fazenda '', da TV Record, evidenciam fatos que foram discutidos no episódio #62 do "Ciência ao Pé do Ouvido": “Por que gostamos de reality shows?”:

1 - O público acompanha por identificação
Quando assiste a um reality show, o espectador se identifica com algum participante, o que cria uma expectativa e gera a torcida;

2 - Arquitetura dos confinamentos
O BBB sempre é elogiado por ter suas casas de confinamento bem trabalhadas e decoradas, porém, segundo o psicólogo entrevistado, pode ser uma estratégia dos produtores. ''É um excesso de estímulo visual que vai causar irritabilidade com o tempo. Muito colorido, muito chamativo. Ok, legal quando você está passeando, [quando é] o dia inteiro pode ter agravantes. Não determina comportamento, mas influencia de alguma forma'', afirma o psicólogo Argeu Gonçalves.

3 - Racionamento de alimentos
Sim, racionar comida dentro do realitys é uma técnica dos produtores para evidenciar um ser humano mais primitivo. Disponibilizar bebidas alcoólicas à vontade também é uma tática para mexer no game;

4 - Poucas coisas valem muito
Em um universo de reality, em que pessoas disputam por um prêmio, brigas acontecem por motivos que parecem mínimos. Isso ocorre porque, para elas, dentro daquele programa, objetos, falas ou até mesmo comida têm valores altos e podem mudar o rumo da convivência;

5 - Nunca mais será anônimo
Participar de um reality show tem o poder de tirar uma pessoa do anonimato e levar ao reconhecimento nacional.

Esses e outros fatos foram conversados no episódio #62  ‘’Divulgação Científica e Entretenimento’’ do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido". O psicólogo Argeu Gonçalves é especialista em Cognitivo comportamental e falou sobre os mistérios dos reality shows para nós aqui do "Ciência ao Pé do Ouvido".

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido; Podcast; Reality Show Psicologia

A11y