Coluna de Ciência

Coluna de Ciência: veja as notícias sobre divulgação científica em agosto

Estão abertas inscrições em cursos, votação em prêmio e mapeamento de pesquisadores

Publicado em 29/08/2022 às 15:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Fotos: Pixabay / Divulgação

Prêmio Inspiradoras

Foto: Divulgação UOL

A professora Soraia Veloso Cintra, que atua no curso de Serviço Social da UFU, Campus Pontal, é uma das finalistas do Prêmio Inspiradoras, promovido pela plataforma Universa, do Portal UOL, e o Instituto Avon. A premiação busca “descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras”. Cintra coordena o projeto de extensão "Eu combato a violência, e você?", cujo objetivo é abordar com a comunidade o tema da violência contra a mulher. A votação pelo público está disponível em: www.uol.com.br/universa/premio-inspiradoras

Perfil do cientista brasileiro

Foto: Divulgação

Uma pesquisa da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Parent in Science e apoio do CNPq, busca mapear o perfil de jovens cientistas brasileiros (que defenderam tese de doutorado a partir de 2006). O objetivo é “fornecer suporte empírico para a formulação de políticas públicas destinadas à valorização da carreira, garantia de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional”. Para responder à pesquisa, acesse: https://perfilcientista.com.br

Jornalismo de ciência e saúde

Foto: Pixabay

Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para o 7º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde do jornal Folha de S. Paulo. O curso será híbrido, com aulas online e presenciais. São 15 vagas abertas a estudantes de qualquer área. Mais informações estão disponíveis no site da Folha.

Mestrado em divulgação científica

Foto: Divulgação Fiocruz

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) divulgou o calendário e as normas para a seleção de candidatos para a Turma 2023 do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. São 15 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Cultura científica e sociedade; Educação, comunicação e mediação; Estudos de público/audiência. Confira o cronograma e como participar no site da Fiocruz.

Podcast

Ouça as edições mais recentes do "Ciência ao Pé do Ouvido", o podcast de divulgação científica da UFU.

Jornalismo Científico

Leia algumas matérias da editoria Comunica Ciência do portal Comunica UFU divulgadas em agosto de 2022.

Leia Cientistas

Veja as publicações da seção em que os próprios pesquisadores da UFU contam um pouco mais sobre seus estudos.

Imprensa

Confira o que os veículos de imprensa têm publicado sobre as pesquisas e os pesquisadores da UFU.

G1

Diário de Uberlândia