26/08/2022 - 09:34 - Atualizado em 23/09/2022 - 08:20
'Feira Ciência Viva' recebe inscrições de estudantes da Educação Básica até esta quinta-feira (22)
Evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Laura Justino

'Ciência Viva' é uma feira realizada anualmente e incentiva a popularização da ciência. (Arte: Ludimila de Castro)

Entre 1º e 22 de setembro, estão abertas as inscrições para a "Ciência Viva", uma feira que reúne escolas da Educação Básica, organizada pela equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Os estudantes interessados em participar do evento que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) devem realizar a inscrição por meio do site do Museu Dica. As apresentações vão acontecer de forma on-line, em 8 e 9 de novembro de 2022.

De acordo com o regulamento, o objetivo da feira é promover a popularização da ciência e incentivar a criatividade e capacidade investigativa dos alunos, que devem estar no Ensino Fundamental, Médio, profissionalizante ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para se inscrever no evento.

“O evento é fundamental para permitir que os estudantes possam ser protagonistas de seu aprendizado. A oportunidade de apresentação, que é aberta à população, pode oferecer um ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades importantes na formação dos estudantes”, relata Silvia Martins, coordenadora do Museu Dica e professora do Infis/UFU.

A feira "Ciência Viva" busca contribuir para formar alunos comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, além de possibilitar e divulgar a construção de novos saberes.

As escolas que realizarem feiras de ciências e se afiliarem à "Ciência Viva" têm a oportunidade de indicar um trabalho para apresentação, mas isso não impossibilita a inscrição de outras equipes.

Os trabalhos a serem apresentados devem ter relação com a SNCT e serão divididos em quatro grupos: Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Tecnologia; Ciências Agrárias, Biológicas, e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e Linguagens; e Multidisciplinar.

Estes grupos serão organizados nas categorias “A”: Ensino Fundamental (2º ao 5º anos); “B”: Ensino Fundamental 2 e EJA (6º ao 9º anos); e “C”: Ensino Médio, Tecnológico e EJA (1º ao 3º anos).

O Museu Dica, localizado na avenida Paulo Gracindo, 950, no bairro Gávea, em Uberlândia (MG), está à disposição para responder às dúvidas por meio do e-mail cienciavivaudia@gmail.com, ou pelo telefone (34) 3230-9517.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SNCT foi instituída em 2004 e é realizada todo ano em outubro, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI). Em 2022, a SNCT está em sua 19º edição, cujo tema é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.