Divulgação científica

Matemática nossa de cada dia

Episódio #60 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute o ensino e as possibilidades da matemática

Publicado em 16/08/2022 às 09:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Se você já passou ou está na escola, provavelmente conheceu alguém com dificuldade em aprender matemática. Nas salas de aulas, essa disciplina é abordada com base em números, cálculos e contas, mas a matemática vai muito além disso. Ela trabalha principalmente o raciocínio rápido e o pensamento lógico, o que pode ou não envolver números.

Por isso, é possível observar a matemática em todos os lugares, mesmo quando não vemos os dígitos. A matemática está nos jogos eletrônicos, na culinária, na música e até na organização das tarefas diárias.

Foi pensando em discutir esses diversos aspectos que o "Ciência ao Pé do Ouvido", podcast de divulgação científica da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), convidou dois professores do curso de matemática da UFU.

No episódio #60, entrevistamos a professora Milena Almeida Leite Brandão, que possui graduação e mestrado em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em engenharia mecânica, também pela UFU. Atualmente é professora no Iinstituto de Ciências Exatas e Naturais do campus Pontal, com experiência na área de matemática aplicada e computacional.

Também convidamos o professor Marcelo Gonçalves Oliveira Vieira, que dá aulas no mesmo institutos. Ele possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado e doutorado em matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, ele tem experiência nas áreas de topologia e sistemas estocásticos.

Gostou da temática? Você pode mandar um áudio com dúvidas e sugestões para o WhatsApp do "Ciência ao Pé do Ouvido"! O número é (34) 9966-2021. Siga o podcast nas redes sociais: Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido).

Ouça o podcast Ciência ao Pé do Ouvido, disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido Ciência Matemática