Ciência ao Pé do Ouvido

Quatro questões sobre evolução

Episódio dessa semana do Ciência ao Pé do Ouvido busca responder: “o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?”

Publicado em 02/08/2022 às 09:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Ludimila de Castro

Pode até parecer um paradoxo e fazer muitas pessoas ficarem confusas, mas buscar saber o que veio primeiro, o ovo ou a galinha, não é tão difícil. Convidamos Sergio Russo Matioli, pós-doutor em Biologia Genética e integrante do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo (USP) para tirar essas e outras dúvidas. Então, se liga nessas quatro questões sobre evolução!

1 - O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

(Fonte: Tenor)

Não precisa quebrar a cabeça pensando na resposta, porque ela é mais simples do que parece. Primeiramente, precisamos definir o que é ovo. Se estivermos falando da célula ovo, ela é beem antiga no processo evolutivo e surgiu primeiro que qualquer animal, afinal, ela é fundamental na reprodução sexuada (aquela que a gente aprende na escola, quando há fusão de dois gametas). Agora, se estivermos falando especificamente do ovo de galinha, a história muda. É difícil dizermos quando surgiu a primeira galinha, mas pensando no processo evolutivo, algum ancestral da cocó já botava ovos e desse ovo surgiu a galinha. Então, dois pontinhos para o ovo, ele veio primeiro!

2 - O criacionismo é considerado uma teoria científica?

(Fonte: binaryops)

Aposto que você já sabe a resposta, mas Matioli nos lembra: a ciência busca encontrar a verdade através de observações e experimentações. Então, naturalmente ela é contraposta às respostas religiosas. Enquanto na religião você necessita da fé e da crença, na ciência você precisa da descrença. É um pouquinho difícil as pessoas entenderem isso, mas quando algum cientista se depara com algo novo, a descoberta é apresentada para outros pesquisadores, posta para receber críticas e ser aprofundada. Inclusive, pode ser modificada ou até mesmo cair, o que não acontece nas teorias religiosas. Mas calma, está tudo bem, cada pessoa crê no que acha melhor!

3 - O homem veio do macaco?

(Fonte: Hypescience)

Não, né, bobinho! Muitas pessoas ainda acham que o macaco evoluiu para o homem, mas isso é um erro. Existem várias linhas evolutivas, então, no passado, existiu um ancestral comum. O homem e o macaco foram se adaptando às modificações ambientais e se distanciaram na evolução. Somos apenas uma espécie da ordem dos primatas.

4 - Ainda estamos evoluindo?

(Fonte: Giphy)

Sim! Já evoluímos horrores e vamos continuar evoluindo. Já não somos os mesmos de 10 mil anos atrás e provavelmente não seremos os mesmos daqui a 10 mil anos. E nem estamos falando do não uso do dente siso ou do apêndice. Matioli explica que evolução nem sempre significa processo, mas modificação ao longo do tempo. Repare: cada geração já é um pouco diferente da geração anterior e fenômenos contribuem para que haja modificações ao longo do tempo.

(Fonte: Ace Gif)

Bom demais falar sobre evolução, né? Então, que tal escutar mais sobre o assunto ao pé do ouvido? Ouça agora o episódio #58 do nosso podcast, disponível nas principais plataformas de streaming.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido evolução