Recital de piano na UFU encanta pessoas de fora e de dentro da universidade

Nos semestres ímpares, os alunos do curso de Música, com habilitação em Piano, fazem apresentações abertas ao público

Publicado em 24/08/2022 às 17:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Recital do acadêmico Victor Hugo começou com músicas clássicas densas, que demandaram dele muito tempo e estudo. (Fotos: Milena Félix)

O aluno Victor Hugo Rodrigues apresentou, no último dia 19 de agosto, sexta-feira, um recital de piano promovido pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). O evento foi gratuito e aberto ao público, contando com o auditório lotado e proporcionando para a população em geral contato com a cultura da música clássica .

A apresentação durou cerca de uma hora, contemplando peças de Mozart, Rachmaninoff, Claudio Santoro e Ronaldo Miranda. Durante o recital, o artista explicou sobre as peças musicais que iriam ser apresentadas e sobre os autores delas. A noite começou com músicas mais densas e clássicas, e, ao final, a obra de Ronaldo Miranda proporcionou um clima mais folclórico. Depois de terminada a apresentação, o pianista ensinou a plateia a pedir “bis” e, então, apresentou uma adaptação própria de Música Popular Brasileira.

Programa do recital e Victor Hugo ao fundo, falando com a plateia

O evento faz parte de uma tradição do curso de Música - habilitação Piano, permitindo que os alunos façam apresentações abertas ao público nos semestres ímpares dos anos de graduação. Essas apresentações são sempre gratuitas, proporcionando o acesso da população de Uberlândia e região à música clássica.

De acordo com a professora Rosiane Lemos, responsável pela apresentação de Victor Hugo Rodrigues, “o artista tem que ter o contato com o público e projetos como este também ajudam a formar a plateia". Ela completa: "A música clássica tem que sair desse lugar, de que é só para uma elite; ela tem que estar acessível para todas as pessoas."

Para ficar por dentro das próximas apresentações dos alunos de Música da Universidade Federal de Uberlândia, acompanhe o Portal de Eventos da UFU.

Palavras-chave: música música clássica IARTE UFU piano recital