Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

19/08/2022 - 19:24 - Atualizado em 22/08/2022 - 18:52
Rede colaborativa e inovações do Cintesp.Br/UFU são apresentadas no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica
Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM)
Por: 
Portal Comunica UFU
Por: 
Cristiane de Paula/Cintesp

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem), realizado no início deste mês em Teresina (PI), é um dos maiores e principais eventos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), sendo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) uma das instituições organizadoras. 

A apresentação do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br/UFU) foi feita pelo coordenador-geral e pesquisador Cleudmar Araújo, com o tema “Desafios da engenharia para o desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva”, onde foram exploradas e destacadas diversas inovações em tecnologia assistiva voltadas para as áreas do esporte, saúde, educação lazer e vida diária e a forma que o Cintesp.Br/UFU vem atuando para atender às demandas da sociedade.

“Eventos desta natureza, como o Conem 2022, são de grande importância para mostrar que, por ser um tema multidisciplinar, as soluções para o desenvolvimento de tecnologia assistiva precisam ser construídas por várias mãos e, com isso, quem ganha é a sociedade brasileira, em especial, as pessoas com deficiência, as pessoas com doenças raras e as pessoas com mobilidade reduzida”, destaca Cleudmar Araújo.

 

Pesquisadores do Cintesp.Br/UFU em apresentação de um dos equipamentos desenvolvidos para o paradesporto de alto rendimento. (Foto: Cintesp.Br/UFU)

 

A apresentação sobre o Cintesp.Br/UFU e a forma de atuação envolvendo toda a sociedade para desenvolver produtos com menor custo e com o máximo de tecnologia nacional com entrega de equipamentos chamou a atenção também de alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica, de acordo com Raphael Lima de Paiva, professor da Universidade Federal do Piauí e presidente do comitê científico do evento.

“Foi, com certeza, um dos pontos altos do evento, apresentando a diversidade de parcerias e a motivação do professor Cleudmar despertou também a atenção dos alunos a olharem para as pesquisas em tecnologia assistiva por uma perspectiva diferente, mais focada para o próximo. Sabemos que os desafios de trabalhar com tecnologia assistiva aqui no Brasil são muito grandes. E tomar conhecimento desse bom trabalho que vem acontecendo aqui no Brasil, para nós, foi muito gratificante”, destaca o professor de Engenharia Mecânica Raphael Lima.

Uma das abordagens apresentadas pelo coordenador do Cintesp.Br/UFU foi a respeito da forma direta de trabalho no desenvolvimento de pesquisas onde o conhecimento parte do relacionamento entre pesquisadores e paratletas de alto rendimento com seus treinadores, além do formato em rede colaborativa, mista e aberta.

“A palestra mostrou diversas tecnologias e ficamos muito impressionados com os resultados apresentados, tivemos um grande retorno por parte dos alunos e profissionais presentes. Desejamos outras oportunidades para apresentação desta palestra e deste importante tema, agora, na ABCM Jovem e iniciarmos o pensamento de uma parceria para somar ao nosso curso da federal do Piauí”, comenta Simone Hoefel, do curso de Engenharia Mecânica da UFPI e presidente do evento.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal