Pular para o conteúdo principal
Cultura

Abertas, até 26 de setembro, as inscrições para as oficinas da 8ª edição da PARALELA

Após dois anos sendo realizado remotamente, o evento retorna ao formato presencial e oferta duas oficinas gratuitas ao público

Publicado em 09/09/2022 às 10:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Entre os dias 10 e 15 de outubro, acontecerá em Uberlândia a 8ª edição da PARALELA Plataforma de Arte. A mostra volta às atividades presenciais, após duas edições realizadas de forma remota, por conta da pandemia de covid-19. Neste ano, o evento contará com duas oficinas artísticas para além das apresentações e atividades espalhadas por toda a cidade. Todas as ações são de acesso gratuito para o público em geral.

Um dos idealizadores e curadores da PARALELA Plataforma de Arte é Alexandre Molina, professor do curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele, que também é diretor de Cultura na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), destaca que “o retorno ao presencial é um reencontro muito aguardado após dois anos de atividades virtuais, devido à pandemia, e que a resistência na arte, e com a arte, mostrou-se difícil e muitas vezes sem sucesso, mas que olhar para a história da PARALELA nos impulsiona no movimento de quase uma década de trabalho”.

A programação da 8ª edição da mostra ainda será divulgada, mas as inscrições para participar das oficinas já estão abertas e podem ser realizadas até dia 26 de setembro, por meio de formulário on-line. As oficinas que serão ofertadas foram selecionadas por convocatória e curadoria de Alexandre Molina, Marcelo Camargo e Fernanda Bevilaqua. Os selecionados foram os artistas Rafael Alves, da Bahia, que ministrará a oficina “POUSO - partilhas para expandir noções de dança, saúde e coletividade”, e Elaine Nascimento, daqui de Minas Gerais, que irá aplicar a oficina de “Urbgrafias”. As oficinas têm vagas limitadas e o resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais - Instagram e Facebook - da PARALELA no dia 3 de outubro.

 

As oficinas

Confira mais detalhes sobre as oficinas e as equipes artísticas envolvidas.

 

>>> “POUSO - partilhas para expandir noções de dança, saúde e coletividade”, por Rafael Alves (BA)

Esta oficina é destinada a todas as pessoas interessadas em práticas transdisciplinares entre arte, saúde e comunidade.

Como as práticas integrativas e procedimentos tradicionais ditos de saúde movem a dança? E como as práticas corporais e procedimentos artísticos de dança movem as práticas integrativas e de saúde? Como as práticas de dança podem ser tecnologias para estabelecer vínculos e formas de participação coletiva?

A oficina propõe experiências com aromas, toques e agulhas ativando conexões sensíveis com o chão geográfico e afetivo (objetos e fotografias) que este corpo habita e transita. Nesse sentido, quais tecidos sociais, peles comunitárias, coletivas, do bairro, da sociedade, do espaço do teatro, do galpão, do beco, da praça precisam ser tocadas, varridas, alfinetadas e estimuladas para melhor distribuir sua energia sócio-política-econômica-cultural? Como nos conectamos ao poder do toque coletivo?

  • Perfil do público: artistas, estudantes e todas as pessoas interessadas em práticas transdisciplinares entre arte, saúde e comunidade;
  • Datas e horários: 13 a 15 de outubro de 2022, das 9h às 12h;
  • Onde: Oficina Cultural. Praça Clarimundo Carneiro, 204 - Centro. Uberlândia (MG);
  • Número de vagas: 15;
  • Forma de seleção: serão selecionadas pessoas para participarem da oficina a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição. Para participação na oficina, é necessário ter disponibilidade em todos os dias e horários propostos.

A criação desta oficina é desdobramento da pesquisa de Rafael, desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (Prodan/UFBA), orientação de Rita Aquino, co-direção e tutoria artística de Leonardo França e fruto de uma atuação como terapeuta corporal na Clínica Comunitária do Alto da Sereia (BA).

Rafael Alves é filho de Joanita Alves de Assunção e Stênio Cardoso de Oliveira. Artista da dança, terapeuta e mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (Prodan/UFBA), especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e licenciado em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

Ele também possui formação no Método Kusum Modak ℠ Terapia Yoga Massagem Ayurvédica ℠ com Prem Shunya, em Thai yoga massagem pelo Spa Raquel Furquim - DF, pré-treinamento em Gyrokinesis® e Gyrotonic® pelo Gyrotonic Sudoeste Brasília e em Pilates pela Personal Pilates - DF e Centro de Ginástica Postural Angél (CGPA - SP). A partir de uma compreensão integrativa de corpo, realiza atendimentos de massoterapia e terapia auricular na Clínica Comunitária do Alto da Sereia, em Salvador (BA).

 

 

 

>>> Oficina “Urbgrafias”, por Elaine Nascimento (MG)

A oficina consiste na proposição de três jogos/disparadores que versam sobre assuntos que movimentam o corpo em direção a cidade: Jogo do Caminhar, Jogo do Caber e Jogo do Contar. Caminhar como prática inicial, como primeiro exercício de contato entre corpo e espaço. Caber como forma de fazer existir, entender como esse corpo cria espacialidades através do seu movimento e da sua interação. Contar é sobre falar: que mapas são possíveis de contar a partir das experiências vividas nos jogos anteriores?

Com essas proposições pretende-se a investigação sobre as espacialidades gestadas pelo corpo em experiência na cidade, bem como de todas as questões que surgem a partir das proposições.

  • Perfil do público: e estudantes maiores de 18 anos, sem exigência de formação específica, apenas disponibilidade para exercícios práticos;
  • Datas e horários: 10 a 12 de outubro de 2022, das 9h às 12h;
  • Onde: Oficina Cultural. Praça Clarimundo Carneiro, 204 - Centro. Uberlândia (MG);
  • Número de vagas: 10;
  • Forma de seleção: serão selecionadas pessoas para participarem da oficina a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição. Para participação na oficina, é necessário ter disponibilidade em todos os dias e horários propostos.

Elaine Nascimento atua como designer e cenógrafa/expógrafa. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui mestrado em Artes Cênicas pelo PPGT/UFBA (2014) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PosArq/UFSC (2018). Desenvolve a pesquisa prático/teórica chamada "Urbgrafias: cartografias de espacialidades gestadas pelo corpo em experiência na cidade, narrativas visuais que contam sobre o espaço urbano".

 

PARALELA Plataforma de Arte

A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Dança da UFU. O projeto de extensão cresceu e, hoje, a PARALELA se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma borram fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Paralela IARTE Mostra de arte

A11y