Jogos Universitários

Atleta do judô da UFU integra delegação mineira nos JUBs 2022

Bruno Teixeira participou do único torneio com caráter classificatório para obter a vaga para os Jogos Universitários Brasileiros e conquistou seu lugar na competição, que está ocorrendo em Brasília

Publicado em 21/09/2022 às 19:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Brasília é, pelo segundo ano consecutivo, a sede dos Jogos Universitários Brasileiros. (Arte: CBDU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) levou um total de 49 atletas para a edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), evento organizado anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Dentre as modalidades que contam com representantes da UFU, estão: acadêmico, judô, xadrez, tênis, skate, E-sports - com os jogos FIFA e League of Legends -, cheerleading, natação, além do atletismo olímpico e paralímpico.

Porém, o judô é a única modalidade que exige a participação em um torneio classificatório para a obtenção da vaga nos Jogos Universitários. Aluno/atleta do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bruno Teixeira passou por esta seletiva e está competindo nos JUBs pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME/MG), na categoria Sênior Masculino Meio-Médio (até 81kg).

A classificação veio com o apoio da equipe de Judô da UFU, com os treinamentos sendo comandados por Erick Mendonça – também conhecido como "Sensei Erikito". Os treinos são aos sábados, das 16h às 18h, contribuindo para a formação de novos atletas para representarem a universidade em competições.

Mendonça comenta que a vaga de Teixeira nesta edição dos JUBs foi a primeira grande conquista da sua equipe no retorno pós-pandemia. Ele relata o comprometimento dos seus alunos: “Não só o Bruno, como todos os atletas competiram muito bem, lutaram com todo afinco, toda seriedade possível; a participação e a seriedade de todos os atletas que compareceram na seletiva me enchem de orgulho, como sensei.”

Sensei Erikito e seu atleta classificado para os JUBs, Bruno Teixeira. (Foto: Arquivo pessoal)

O sensei afirma que este é só o começo de um caminho próspero que visualiza para a equipe. Pretende mantê-la como a maior e melhor equipe universitária do Estado de Minas Gerais, além de maior vencedora da história dos JUBs.

Já Teixeira garante que se preparou bastante para chegar aos Jogos Universitários com o melhor condicionamento possível. “Estarei lutando com toda minha força e determinação para representar da melhor forma a equipe do judô da UFU e a delegação mineira”, resume o judoca. As lutas começaram nesta quarta-feira (21) e prosseguem até sexta-feira (23). Fique por dentro dos resultados, acessando o site https://www.cbdu.org.br/events/jubs-brasilia-2022/.