Divulgação Científica

Episódio #66 do podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido' debate sobre as criptomoedas

Publicado em 27/09/2022 às 09:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Ludimila de Castro

Criado em 31 de outubro de 2008 pelo misterioso Satoshi Nakamoto, pseudônimo pelo qual ficou conhecida a pessoa ou o grupo de pessoas que teria proposto o projeto, o Bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo. A ideia era que um novo sistema de dinheiro eletrônico fosse implementado, de modo que os cidadãos do mundo tivessem maior controle sobre o próprio patrimônio, sem necessariamente depender das decisões, nem sempre acertadas, de diversos governos.

Termos como peer-to-peer, carteiras criptografadas, prova de trabalho e outros podem provocar muitas dúvidas e até assustar quem não conhece esse universo. Mas perguntas como “o dinheiro como conhecemos está fadado ao fim?”, “as tecnologias das criptos são úteis para solucionar outros problemas?” e “o que garante a segurança desstes ativos?” são questionamentos essenciais para quem quer saber como lidar com a própria vida financeira cotidianamente nos próximos anos – ou, por que não, hoje mesmo.

Para discutir o tema, o podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" convidou, para o episódio #66, o doutor em Ciência da Computação e professor da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) Ivan da Silva Sendim e o doutor em Economia e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Jefferson Donizeti Pereira Bertolai.

Ouça agora nas principais plataformas de áudio. O podcast está disponível no SpotifyApple PodcastsAmazon MusicDeezerRadio Public e Anchor.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido; Podcast; Bitcoin; Criptomoeda