Ciência ao Pé do Ouvido lança episódio sobre Bicentenário da Independência

Ouça agora a entrevista com historiadoras da UFU na sua plataforma de áudio favorita

Publicado em 06/09/2022 às 08:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Viviane Aiko

Há 200 anos, no dia 7 de setembro de 1822, foi declarada a Independência do Brasil de Portugal. Mas, não dá para falar que isso aconteceu em um só dia, um só lugar, por parte de uma única pessoa ou um grupo. Foi um processo. E mais: existiram vários projetos de independência.

É sobre isso que o episódio #63 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, intitulado “Bicentenário da Independência”, que já está disponível nas principais plataformas de áudio. Nós entrevistamos as historiadoras Aléxia Pádua Franco, da Faculdade de Educação, e Maria Andréa Angelotti Carmo, do Instituto de História, ambas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e organizadoras do ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”.

Durante a entrevista, as pesquisadoras explicam que, na nossa memória coletiva, temos o mito da criação do Estado nacional brasileiro, que deixa muitos atores de fora, mas a historiografia mais recente mostra que os mais diferentes grupos participaram do processo de independência, por exemplo, na Revolução Pernambucana. Lutas caracterizadas pela ideia de liberdade, que já aconteciam desde o século XVIII, por parte de grupos heterogêneos, como população negra escravizada, brancos pobres e povos indígenas, resultaram na conquista de direitos civis no século XX.

Embora houvesse projetos de independência mais republicanos e abolicionistas, o “vencedor” acabou sendo o de uma elite sudestina monárquica e escravocrata. De um lado, os portugueses exigiram a volta da família real, que estava no Brasil, para Portugal e reivindicavam que as riquezas brasileiras também continuassem indo para lá, mas a elite brasileira formada por grandes fazendeiros do Sudeste exigiu que Dom Pedro ficasse por aqui. Para permanecer no poder, ele foi deixando de atender às determinações de Portugal e o processo culminou na declaração da independência.

Quer entender melhor como aconteceram esses projetos de Independência do Brasil? Ouça o episódio #63 - Bicentenário da Independência do podcast Ciência ao Pé do Ouvido aqui no portal Comunica UFU ou na sua plataforma preferida: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido bicentenário independência