Economia

Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas é tema de novo boletim do Cepes

Pesquisa desenvolvida por economista da UFU aponta município de Paracatu como o maior exportador da área; volume de negócios do primeiro semestre de 2022 caiu 2,16% em relação ao mesmo período de 2021

Publicado em 22/09/2022 às 14:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes/UFU) divulgou, nesta semana, mais uma publicação, o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas – ref. junho de 2022

De acordo com a pesquisa, assinada pelo economista Henrique Ferreira de Souza, "é visto que as exportações da região nos meses de janeiro a junho (...) foram 2,16% inferiores (em dólares) às exportações no 1º semestre de 2021, ainda que aquelas tenham sido o segundo maior valor da série histórica (desde 1997), e corresponderam a 16,60% do PIB anual da RGInt. Para as quantidades exportadas (457,53 mil toneladas), essas foram 49,05% inferiores às negociadas no primeiro semestre de 2021."

A região intermediária conta com 34 municípios, dos quais três concentraram 84,38% do valor total arrecadado com exportações no período estudado pelo Cepes. Foram eles, respectivamente: Paracatu (US$ 427,89 milhões), Patrocínio (US$ 210,76 milhões) e Unaí (US$ 134,55 milhões).

O levantamento apontou, ainda, que as reduções das exportações de soja, ouro e açúcar, em quantidade, foram superiores às reduções em termos de valores. Isso ocorreu, graças à elevação dos preços médios destes produtos. Para o café, também, observou-se que o aumento da quantidade exportada foi inferior ao valor exportado, em virtude do forte aumento do seu preço (58,94%). Como resultado, o valor exportado de café foi o maior da série histórica desde 1997.

O  Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas – ref. junho de 2022 trouxe informações também a respeito das importações, que movimentaram US$ 38,34 milhões, apresentando redução de aproximadamente 34% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Da mesma forma, o volume importado foi menor: as 29,44 mil toneladas representaram uma queda de 16,61% no mesmo comparativo de períodos.

Outros estudos analíticos de comércio exterior estão disponíveis no site do Cepes

Palavras-chave: Economia Comércio Exterior pesquisa CEPES IERI Região Intermediária Patos de Minas