Divulgação científica

Divulgue seu TCC na seção ‘Leia Cientistas’ do portal Comunica UFU

Saiba como enviar seu texto de divulgação científica para os canais institucionais

Publicado em 13/09/2022 às 16:10 - Atualizado em 11/10/2023 às 12:57

A estudante Laura Justino defendeu TCC sobre jornalismo de games. (Foto: Diélen Borges)

A seção "Leia Cientistas", do portal Comunica UFU, chegou à marca de 100 textos de divulgação científica publicados! Lançada em 2020, a seção reúne textos escritos pelos próprios pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que contam sobre os processos e os resultados dos seus trabalhos.

Em comemoração a essa marca, lançamos uma chamada especial aos jovens pesquisadores que acabaram de defender seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação: escrevam um texto curto, de até duas páginas, contando sobre sua pesquisa, em linguagem acessível para públicos não especializados na sua área.

"Leia Cientistas" é um convite à sociedade para acessar o conhecimento científico direto da fonte e uma proposta aos pesquisadores da UFU para fazerem divulgação científica por meio dos canais de comunicação pública. O projeto é coordenado pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Além de serem publicados no portal institucional, todos os textos são compartilhados nos perfis oficiais da UFU nas redes sociais Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Quer enviar seu texto? Confira algumas orientações:

- Os textos devem ser produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes vinculados à UFU.

- O público-alvo é a comunidade em geral, não especializada. Portanto, é preciso escrever em linguagem acessível.

- Fique à vontade para escrever em primeira pessoa, contando como foi o processo de desenvolvimento da pesquisa.

- Também podem ser enviados vídeos, fotos, ilustrações e outros conteúdos multimídia, desde que o pesquisador esteja autorizado a publicá-lo, ou seja, sem violação de direitos autorais.

- Os materiais enviados serão analisados pela equipe da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), que decidirá pela sua publicação ou não, de acordo com a Política Editorial do setor. Os textos também estarão sujeitos à edição, para se adequarem às características da divulgação científica.

- Para enviar o seu texto, abra o formulário que está à direita da página comunica.ufu.br/divulgacao. No campo “Mais informações”, informe que o seu pedido de divulgação se refere à seção LEIA CIENTISTAS. Anexe o texto em formato DOC e a(s) imagem(ns) em formato JPEG ou PNG. Lembre-se de colocar, ao final do seu texto, o seu minicurrículo, seu vínculo com a UFU e os links do seu currículo Lattes e das suas redes sociais.

- Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail comunicaciencia@ufu.br.

Palavras-chave: Leia Cientistas Divulgação Científica