Judô é uma das modalidades de competição da Olimpíada Universitária UFU 2022

Criado no Japão e adotado no Brasil, o esporte se fará presente nos tatames da UFU neste ano. Conheça mais do esporte

Publicado em 12/09/2022 às 20:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Arte marcial praticada como esporte, o judô chegou ao Brasil com um imigrante japonês no começo do século XX. (Foto: Freepik)

O judô é uma das modalidades de esporte que estarão presentes na edição deste ano da Olimpíada Universitária UFU. Aqui, apresento mais sobre essa arte marcial que chegou até nós vinda direto do Japão, criou raízes no Brasil e ganhou adeptos que continuam a levar a filosofia judoca adiante após mais de 140 anos de sua criação (literalmente, do outro lado do mundo).

Origens e a chegada ao Brasil

O judô é uma arte marcial criada no Japão, no ano de 1882, pelo professor (ou sensei) Jigoro Kano. Ao criar a sua arte marcial, Kano tinha como objetivo forjar uma técnica de defesa pessoal, mas que, ao mesmo tempo, contribuísse para desenvolver o corpo, o espírito e a mente daquele que a praticava.

Além de pai do judô, Jigoro Kano é considerado o patrono da Educação Física no Japão. (Foto: Instituto Kodokan)

O esporte chega a terras brasileiras após o término da Primeira Guerra Mundial, fim da década de 1910. Na época, o Brasil vivia o contexto da imigração japonesa, em que navios traziam aqueles que tentavam uma nova vida em nosso país.

Em um desses navios estava Mitsuo Maeda, um dos discípulos do sensei Jigoro Kano, no Japão. Maeda vinha ao Brasil para exercer um cargo na área diplomática. Porém, em sua bagagem não estava somente a papelada da importante profissão, mas também os conhecimentos do judô que haviam sido repassados a ele por Kano.

Maeda - ou "Conde Koma", como também ficou conhecido - foi o difusor do judô e também do jiu-jitsu. Sua primeira escola de luta foi construída no Estado do Pará.

Maeda foi um dos pioneiros do judô no país. (Foto: Wikimedia)

O judô é disputado nos Jogos Olímpicos desde a edição de 1964 e o Brasil já conquistou 22 medalhas na modalidade!

O que é o judô?

Como foi dito anteriormente, o judô é uma arte marcial praticada como esporte. Ela é dividida entre as categorias de Principiante e Mestre. Os principiantes, conforme avançam sua qualificação de conhecimento do judô, usam, em ordem, as faixas: branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom. Já os mestres utilizam as faixas: preta, a listrada de vermelho e branco e a vermelha.

A luta acontece em uma plataforma chamada tatame e o objetivo é pontuar por meio da aplicação de um dos seguintes golpes: derrubar o adversário colocando os ombros dele no chão, imobilizá-lo por 30 segundos ou chave de braço.

Você também pode conferir tudo isso e muito mais sobre o judô e as figuras por trás desse esporte dentro do ambiente da nossa universidade no primeiro episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU - que acabou de sair no nosso Instagram! Chega logo, 14 de outubro!