Pular para o conteúdo principal
Extensão

Projeto SOMOS lança seu podcast

Voltada à visibilidade bissexual, primeira temporada já tem dois episódios disponíveis nas principais plataformas de streaming

Publicado em 21/09/2022 às 12:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O SOMOS, projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promove o lançamento especial do podcast SOMOSCast durante todo o mês de setembro. Isabella Vasconcelos, idealizadora do podcast, revela que o projeto visa dar espaço sobre temáticas LGBTQIAP+, compartilhando vivências positivas ou negativas, em forma de bate-papo, de modo interativo com o ouvinte, fomentando a troca de experiências. 

Devido ao fato de setembro ser o mês marcado pela Visibilidade Bissexual, os primeiros episódios da temporada de estreia do podcast focam nos relatos de pessoas bissexuais. Eles contaram com a participação de especialistas e pessoas da comunidade, que conversaram sobre o que é bissexualidade, a saúde mental das pessoas bi e as diferentes vivências de acordo com a idade.

Imagem: Divulgação

Um dos fatores que motivou a criação do podcast foram as férias acadêmicas. “Temos o costume de fazer eventos presenciais ou híbridos, mas, por conta das férias acadêmicas da UFU, que caíram bem neste mês da visibilidade, achamos melhor fazer atividades e criar conteúdos para o virtual; o que está sendo positivo, pois, assim, a gente consegue alcançar pessoas além de Uberlândia ou da UFU, ampliando o conhecimento da população sobre as necessidades e realidades LGBTs”, afirma Isabella.

A iniciativa é totalmente do projeto de extensão e ainda não tem apoio de outros grupos ou instituições. O podcast está disponível no Spotify, Deezer e no Google podcasts. Mais informações podem ser encontradas no perfil do projeto no Instagram.

 

Sobre o SOMOS

O SOMOS oferece assessoria jurídica gratuita para membros da população LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bi, trans, queer/questionando, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pan/poli e mais) em situação de vulnerabilidade social, além de disseminar conhecimento para e sobre a comunidade LGBTQIAP+ dentro e fora dela. Também, promove eventos e publica mídias informativas nas redes sociais.

Quem possui afinidade sobre esse tipo de temática pode se inscrever no processo seletivo para ingresso de novos membros no SOMOS. Qualquer pessoa pode participar, tendo vínculo ou não com a UFU. A inscrição deve ser realizada via preenchimento de um formulário on-line.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: podcast projeto somos somoscast LGBTQIAP+

A11y