Saiba mais sobre curso, evento e editais relacionados à divulgação científica

Confira na Coluna de Ciência de setembro

Publicado em 29/09/2022 às 10:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Escrita científica

Quais são os aspectos mais relevantes para a comunicação e escrita científica? Como é feita a estruturação de cada uma das sessões que compõem um artigo científico? Quais são os pontos essenciais considerados por editores de publicações científicas? Respostas para essas perguntas e estratégias para uma escrita mais efetiva em língua inglesa fazem parte da terceira edição do Curso de Comunicação e Escrita Científica promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society

O curso será on-line, totalmente gratuito e voltado a todas as áreas científicas. Ele será ministrado por Osvaldo Novais de Oliveira Junior, editor executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). As aulas serão realizadas nos dias 6, 13 e 20 de outubro, sempre às 15h. Clique aqui para se inscrever.
Mais informações: mgrassi@acs-i.org  ou v_junior@acs.org.

Divulgação Científica nas redes

A Divulgação Científica foi tema de uma dissertação de mestrado defendida por Diego Diniz F. Gomes no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, no ano passado.

O trabalho de título  “Formas de socialização do conhecimento por cientistas: as redes sociais em perspectiva”, respondeu a seguinte questão: “De que forma os cientistas da área de ensino de Química se posicionam em relação à divulgação científica em seus blogs e Instagram e como os processos de interação estabelecidos nessas redes contribui na circulação do conhecimento científico?”.

Submissão de artigos

A JCOM Latin America (Journal of Science Communication), periódico de acesso aberto que publica artigos de pesquisas que exploram temas relevantes para o campo da comunicação pública da ciência, vai lançar uma edição especial com o tema “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”.

Pesquisadores podem submeter artigos (em português ou espanhol) para a publicação até 20 de novembro. Não há cobrança de taxas. As editoras são Luisa Massarani (Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia) e Thaiane Moreira de Oliveira (Universidade Federal Fluminense). Mais informações sobre a revista em https://jcomal.sissa.it/es.

Chamada na área de Humanidades

Termina no dia 3/10 o prazo para submissão de propostas para a Chamada Pública Pró-Humanidades - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão investidos R$ 50 milhões no apoio a projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

A Comunicação Pública e a Divulgação Científica são uma das seis linhas de pesquisa nas quais os projetos devem estar inseridos.A finalidade dessa linha é sistematizar e ampliar a divulgação dos resultados dos projetos financiados nesta chamada.

Outro objetivo dela é promover a integração e articulação dos coordenadores e pesquisadores dos projetos nas atividades de comunicação pública do programa. Até por isso, as propostas dessa linha devem ser apresentadas no formato “em rede", podendo ser contempladas com até R$ 600 mil cada uma.

Ciência Cidadã e Divulgação Científica

A Divulgação Científica também é uma das linhas de pesquisa de outra chamada pública do CNPq. A partir do edital, serão investidos R$ 6 milhões em projetos de ciência cidadã e de difusão para pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do Programa Ciência no Mar e Ciência Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e as ações nacionais para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Meninas cientistas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Este ano, a premiação será dedicada às estudantes do Ensino Médio e Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora.

Serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As indicações poderão ser feitas até o dia 31 de outubro.

Pint of Science em Uberlândia

O Pint of Science em Uberlândia já tem data marcada. O evento de divulgação científica que acontece em bares de diversas partes do mundo foi marcado, na cidade, para 8 de setembro. Em breve serão divulgadas também as datas do Pint of Science em Patos de Minas e em Ituiutaba.

O festival oferece palestras sobre pesquisas científicas em um formato acessível ao público. Este ano, no Brasil, ele ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro.

Podcast

Confira os episódios mais recentes do “Ciência ao Pé do Ouvido”, podcast de divulgação científica da UFU:

Jornalismo Científico

Leia, abaixo, algumas matérias publicadas, em setembro, na editoria de Ciência do Portal Comunica UFU:

Na seção "Leia Cientistas", os próprios pesquisadores escrevem, com uma linguagem de fácil entendimento, sobre suas pesquisas. Confira os texto publicados em setembro:

Imprensa

Conheça algumas matérias publicadas pela imprensa no último mês com a participação de algum cientista da UFU ou sobre alguma pesquisa da universidade:

DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

BBC NEWS BRASIL