Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

23/09/2022 - 11:58 - Atualizado em 30/09/2022 - 17:06
‘UFUCast’ aborda a importância da inclusão, permanência e acessibilidade de pessoas com deficiência na universidade
Episódio contou com a presença da professora a professora Eliamar Godoi e de Heverton Rodrigues, presidente da Comissão de Acessibilidade das Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia
Por: 
Leíse Alves

Imagem: Reprodução

Na última quinta-feira (22/09), foi ao ar o vigésimo sétimo episódio do ‘UFUCast’. Durante a transmissão, Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com a professora Eliamar Godoi, do Instituto Letras e Linguística (Ileel/UFU), e Heverton Rodrigues Fernandes, servidor do Sistema de Bibliotecas e presidente da Comissão de Acessibilidade das Bibliotecas da UFU. O videocast abordou as principais dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam na universidade.

Entre os principais temas do bate-papo, esteve a Lei nº 13.409/2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das Instituições Federais de Ensino. Para Fernandes, ela "possibilitou o ingresso e, consequentemente, que este público tivesse as mesmas possibilidades de pessoas que não possuem deficiência".

Os convidados também ressaltaram a importância de cuidar da permanência desses estudantes nos cursos, propiciando condições de acessibilidade nas diferentes áreas da universidade. Neste sentido, Godoi citou sobre a existência de projetos que buscam oferecer aos professores formação de como acolhê-los em sala de aula e preparar conteúdos avaliativos que promovem a inclusão dos alunos que possuem algum tipo de deficiência. 

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

>>> Leia também:

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal