FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

21/10/2022 - 14:22 - Atualizado em 12/11/2022 - 14:50
Aberto até sexta-feira,11/11, o período de submissões de trabalhos à Jornada Acadêmica e Artística dos 20 anos do Graça do Aché
Atividade oferece espaço para trocas e debates entre comunidade acadêmica e público em geral, a respeito das questões ligadas à identidade cultural afro-brasileira
Giovanna Abelha - bolsista voluntária de Graduação (Jornalismo)

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, equipamento cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), celebra, no mês de novembro, 20 anos de existência. Nesta edição, a comemoração de aniversário será dedicada ao debate sobre a realidade social e racial brasileira. A “Jornada Acadêmica e Artística dos 20 anos do Graça do Aché: veredas decoloniais entre memórias e identidades regionais - Salve, negritude!” terá um espaço para apresentação de trabalhos - cujo período para submissões está aberto até 11 de novembro.

Coordenadora do Graça do Aché, Ivete Almeida declara: “Este evento acadêmico irá discutir as questões ligadas à identidade cultural afro-brasileira. Será um espaço privilegiado de discussão, para quem tem interesse na temática, tem pesquisa ou projeto de extensão.”

Ao longo da programação, serão discutidas temáticas etnorraciais como decolonialidade, negritude, regionalismo e desigualdade com as comunidades interna e externa à universidade, por meio de mesas-redondas, apresentações artísticas e apresentações de pesquisa e projetos sobre culturas brasileiras de matrizes africanas e a questão racial.

Sobre a jornada

A “Jornada Acadêmica e Artística dos 20 anos do Graça do Aché: veredas decoloniais entre memórias e identidades regionais - Salve, Negritude!” tem por objetivo a construção de um espaço de troca acadêmica e debates sobre a questão da imagem como mediadora e construtora das representações sociais sobre processos e sujeitos históricos.

Os resumos vão compor, ao final do evento, um Caderno de Resumos. Além disso, dos dias 1º de dezembro a 21 de janeiro, ficará aberto o prazo de envio dos textos completos para os Anais Digitais, que serão publicados em março de 2023. As inscrições gerais da Jornada vão de  1º a 26 de novembro, também por meio do site do evento.

Programação 20 anos

A programação em comemoração aos 20 anos do Graça do Aché acontece de 21 a 26 de novembro e vai incluir, ainda, a sessão de abertura, além de mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos. Estão previstos, também, a apresentação do documentário "Chique, Chique! É baile que chama, né?" e o Baile Black. As descrições de todas as atividades serão divulgadas pela comissão organizadora no dia 14 de novembro.