Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

04/10/2022 - 14:05 - Atualizado em 11/10/2022 - 08:55
Doença de Alzheimer pode acometer pessoas mais novas?
O episódio #67 do podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido' fala sobre o tema
Por: 
Josielle Ingrid

Arte: Viviane Aiko

Uma doença que aos poucos esvazia a personalidade, a memória e as habilidades de quem por ela é acometido. Normalmente diagnosticado em idosos, o Mal de Alzheimer também pode se manifestar em idades precoces, por exemplo, aos 40 anos. Hoje, cerca de 1 milhão de brasileiros vivem o drama provocado por algum tipo de demência.

Um estudo recente publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Queensland, da Austrália, na Revista Brasileira de Epidemiologia em abril de 2021, concluiu que, nas três próximas décadas, 4 milhões de pessoas serão diagnosticadas com Alzheimer no Brasil. Há 30 anos, eram 500 mil.

Embora existam diversas investigações científicas, algumas já finalizadas e outras em andamento sobre as prováveis causas e tratamentos que possam retardar o avanço da doença em diferentes áreas do conhecimento, a cura ainda é uma incógnita.

Por isso, o episódio #67 do "Ciência ao Pé do Ouvido", “Desafios do Alzheimer precoce e comum”, recebe a graduada em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Sara Reis dos Santos, que tentou identificar se a presença de três genes específicos estariam diretamente ligados ao desenvolvimento precoce do Mal de Alzheimer. Você também vai conhecer a Daniela Ferreira Krüger, cujo pai, Joaquim, então aos 80 anos de idade, foi diagnosticado com a doença.

Ouça agora nas principais plataformas de áudio. O podcast está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal