Eseba/UFU entre as melhores da Olimpíada Brasileira de Matemática

Gabriel Freitas Constantin obteve medalha de ouro na 15ª edição da Obmep; cerimônia de premiação acontece em Salvador

Publicado em 19/10/2022 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Gabriel Constantin vai receber a quarta medalha da Obmep na cerimônia de premiação nacional, que será realizada em Salvador. (Foto: Milton Santos)

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) está entre as instituições premiadas da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Uberlândia (Obmep). O evento será realizado no dia 7 de novembro, em Salvador, e vai homenagear os estudantes que obtiveram medalha de ouro, além dos destaques de cada estado brasileiro na edição de 2019.

A UFU será representada por Gabriel Freitas Constantin, então estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Eseba, e medalhista de ouro na 15ª edição da Obmep.

Para ilustrar a conquista da Eseba, recorremos ao número de participantes na 15ª Obmep. Foram mais de 18 milhões de estudantes inscritos, representando 54.831 escolas em todo o território nacional. No geral, foram premiados com medalha de ouro 579 alunos, considerando todas os níveis de ensino (Fundamental e Médio).

Histórico de Medalhas

Ocupar o pódio na Obmep não pode ser considerada uma novidade para Gabriel. Nas últimas quatro edições da Olimpíada ele “medalhou”. Em 2016, quando cursava o 6º ano, obteve o bronze e nas últimas três edições conquistou a medalha de ouro.

Atualmente, Gabriel é aluno do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Trîângulo Mineiro (IFTM). Está matriculado no curso de Programação de Jogos Digitais e continua se destacando em competições de Matemática.

Em 2021, obteve medalha de prata na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). Neste ano, a expectativa de bons resultados continua. Ele se classificou para a segunda fase da atual edição da Obmep.

O estudante explica que os bons resultados não podem ser explicados por uma atividade isolada e destaca a qualidade da educação pública proporcionada pela Eseba e agora, no IFTM: “O resultado é fruto de um conjunto de fatores. Destaco o sistema de ensino da Matemática na escola pública e a excelência dos professores.”

Silene Rodolfo Cajuella, professora de Matemática da Eseba, enfatiza uma característica em Gabriel que contribui para o bom desempenho na Obmep. “Ele tem facilidade para resolução de problemas. Não só no conteúdo da Matemática, mas  também na vida prática, nos outros conteúdos. O Gabriel está sempre buscando uma solução para as dificuldades que aparecem”, testemunha.

Na opinião da docente, a facilidade com a Matemática contribui para o estudante expressar suas qualidades pessoais: “O Gabriel é muito humilde. Ele tem prazer em compartilhar com os outros colegas o que sabe, as descobertas que faz.”

As palavras da professora são endossadas pelas iniciativas de Gabriel. Atualmente, ele atua como monitor de Matemática e ajuda estudantes do IFTM na preparação para a Obmep.

Desempenho da Eseba

Desde a criação da Obmep, em 2005, a Eseba obteve 67 medalhas e 135 menções honrosas. Considerando até a 16ª edição da Olimpíada, são oito medalhas de ouro, 22 de prata e 37 de bronze.

Desde 2007, a Eseba é contemplada com, ao menos, duas medalhas na Obmep. Em sete edições obteve o ouro - veja, ao lado, o infográfico com o desempenho da escola.

Na atual edição da Obmep, a Eseba tem 24 estudantes classificados para a segunda fase. As provas desta etapa foram realizadas no dia 8 de outubro. O resultado será divulgado em 20 de dezembro.

A Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que visa estimular o estudo da Matemática em escolas públicas e privadas. O projeto, voltado para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, objetiva contribuir para o aprimoramento da Educação Básica.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) apoia o projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Palavras-chave: Eseba Obmep