Dicult

Gestores de acervos, patrimônio cultural e museus participam de encontro na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evento 'I Seminário Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos' foi promovido pela Andifes e contou com presença de dois representantes da UFU

Publicado em 06/10/2022 às 13:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Visita dos participantes do seminário ao Museu Nacional. (Fotos: Arquivo pessoal)

Durante três dias, gestores de museus, patrimônios culturais, artísticos e científicos das universidades da Rede Federal de Educação Superior estiveram reunidos no “I Seminário Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos”. O evento foi realizado no Palácio Universitário, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A proposta foi construir, coletivamente, propostas de ações para a proteção e preservação, bem como políticas de financiamento e gestão dos acervos, coleções e museus. A promoção do seminário, realizado de 3 a 5 de outubro, foi da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Alexandre Molina, diretor de Cultura da UFU (à esquerda), e o coordenador-executivo do Sistema de Museus, Rodrigo Freitas Rodrigues. (Fotos: Arquivo pessoal)

Representando a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estiveram presentes no Rio de Janeiro o diretor de Cultura, Alexandre Molina, e o coordenador do Sistema de Museus, Rodrigo Freitas Rodrigues.  Molina comenta: “A participação no seminário possibilitou conhecer as experiências de outras instituições, na gestão de museus e acervos científicos e culturais, além de gerar espaços de trabalho para que pudéssemos estabelecer propostas concretas que auxiliarão a Andifes na estruturação de propostas de ação, a serem apresentadas ao MEC, objetivando a implementação de mecanismos de fomento e gestão de acervos, patrimônios culturais e museus universitários.”

Por sua vez, o coordenador do Sistema de Museus da UFU lembrou que o evento “tem importância fundamental para o fomento de instituições museológicas, no âmbito das IFEs  uma vez que, a partir da necessidade de responder ao acórdão do TCU, foi colocada em debate uma série de questões urgentes e extremamente necessárias para os museus universitários; sobretudo, a necessidade de inclusão dos mesmos na matriz orçamentária da universidade". Ainda de acordo com Rodrigues, o seminário também ofereceu um vasto panorama das demandas específicas desses equipamentos de ensino, pesquisa e extensão e estruturou propostas a serem encaminhadas a partir das metas estabelecidas pelo MEC para as instalações museológicas ligadas às universidades.

O acórdão, citado pelo coordenador, trata da verificação das condições de segurança do patrimônio nos museus, sob a responsabilidade de órgãos ou entidades federais, além de identificar os principais riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária desses equipamentos públicos.

Alexandre Molina, Áurea Chagas (coordenadora de Acervos Culturais da UFRJ), Claudia Carvalho (diretora do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFU) e Rodrigo Freitas Rodrigues

O I Seminário Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos foi organizado a partir de temas e questões delineados pelo relatório de análise dos dados coletados pelo Ministério da Educação e Instituto Brasileiro de Museus (MEC/IBRAM), junto aos museus das Instituições Federais de Ensino Superior e dos institutos. O relatório foi elaborado pelo comitê assessor do Grupo de Trabalho da Andifes Museus, composto por representantes das 69 universidades da Rede Federal de Educação Superior.

Palavras-chave: Seminário Museus dicult PROEXC UFU