Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/10/2022 - 16:16 - Atualizado em 24/10/2022 - 18:24
Horizontes em expansão
Projeto de extensão desenvolvido na Escola de Educação Básica da UFU ganha premiação internacional
Por: 
Paulo Félix

Logo do projeto 'Tem Menina no Circuito'. (Arte: Divulgação/Projeto)

Quando conheceu o projeto de extensão “Tem Menina no Circuito”, apresentado a ela por uma amiga pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Liliana Sanz, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), empenhou-se para implementar a ação na Escola de Educação Básica (Eseba/UFU).

Criado no Rio de Janeiro em 2013, o projeto busca estimular o interesse em física de maneira lúdica e prática para meninas estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Em 2019, a iniciativa foi implementada na UFU, focada no corpo discente da Eseba. Com auxílio da professora de Matemática da escola, Maísa Gonçalves, Liliana coordenou a primeira turma de Ensino Fundamental da iniciativa de extensão.

O projeto venceu recentemente a premiação internacional Nature Awards for Inspiring Women in Science, na categoria "Science Outreach " - em Português, "Extensão em Ciências". Com finalistas vindos de todo o globo, Liliana se surpreendeu com a vitória. “É um selo de qualidade no trabalho que nós desenvolvemos”, conta.

Confiante no destaque proporcionado pela premiação, ela planeja expandir as ações educativas para outras escolas de Uberlândia. Discussões de planejamento do projeto para 2023 já estão nos horizontes da equipe. “Precisamos manter o projeto em funcionamento e também crescer localmente”, afirma Liliana.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal