Horizontes em expansão

Projeto de extensão desenvolvido na Escola de Educação Básica da UFU ganha premiação internacional

Publicado em 21/10/2022 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Logo do projeto 'Tem Menina no Circuito'. (Arte: Divulgação/Projeto)

Quando conheceu o projeto de extensão “Tem Menina no Circuito”, apresentado a ela por uma amiga pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Liliana Sanz, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), empenhou-se para implementar a ação na Escola de Educação Básica (Eseba/UFU).

Criado no Rio de Janeiro em 2013, o projeto busca estimular o interesse em física de maneira lúdica e prática para meninas estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Em 2019, a iniciativa foi implementada na UFU, focada no corpo discente da Eseba. Com auxílio da professora de Matemática da escola, Maísa Gonçalves, Liliana coordenou a primeira turma de Ensino Fundamental da iniciativa de extensão.

O projeto venceu recentemente a premiação internacional Nature Awards for Inspiring Women in Science, na categoria "Science Outreach " - em Português, "Extensão em Ciências". Com finalistas vindos de todo o globo, Liliana se surpreendeu com a vitória. “É um selo de qualidade no trabalho que nós desenvolvemos”, conta.

Confiante no destaque proporcionado pela premiação, ela planeja expandir as ações educativas para outras escolas de Uberlândia. Discussões de planejamento do projeto para 2023 já estão nos horizontes da equipe. “Precisamos manter o projeto em funcionamento e também crescer localmente”, afirma Liliana.

Palavras-chave: Premiação Instituto de Física Infis extensão Reconhecimento