SNCT

Museu Dica marca início da 'Semana Nacional de Ciência e Tecnologia '

Reabertura do museu e mostra pedagógica foram os primeiros eventos

Publicado em 27/10/2022 às 17:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou-se em 17 de outubro, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o evento começou com a reabertura do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis/UFU). Também contou com a Mostra Pedagógica da Educação Especial: Ciência, Tecnologia e Acessibilidade.

Reinauguração das exposições do Museu Dica

O evento contou com apresentações e um grande público. (Foto: Alexandre Santos)

A reabertura do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) aconteceu em 17 de outubro na sede do Museu, no Parque Gávea, em Uberlândia e conta com três novas exposições abertas ao público. Além disso, os presentes tiveram acesso ao novo espaço da Praça de Ciências, à observação com telescópio e à apresentação do Quarteto UDI Cello Ensemble.

Esse evento também marcou a abertura da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", cuja temática aborda a ciência nos 200 anos de independência. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, esse momento foi muito importante para a UFU. “Nós não tivemos 200 anos de uma ciência robusta no Brasil, mas esses 200 anos marcaram a história do país tanto nas ausências quanto nas presenças da ciência, tecnologia e inovação. E é importante que a gente revisite essa temática, ainda mais nesse momento e nesse movimento que é a reinauguração do museu Dica", afirma.

Para a professora do Instituto de Física (Infis), fundadora e coordenadora do Museu Dica, Sílvia Martins dos Santos, ver o público interagindo com o espaço e entre si é a realização de um sonho. "Todo o trabalho feito aqui tem o propósito de criar um espaço de conhecimento. O Dica tem, também, uma importância acadêmica, já que todas as exposições tem envolvimento de alunos da UFU. A gente tem um espaço de ensino, pesquisa e extensão muito bacana aqui dentro”, relata.

O evento contou também com a participação do vice-reitor, Carlos Henrique Martins, do diretor de Pesquisa, Murilo Vieira, e da pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari. Marcaram presença coordenadores e professores de diversos cursos da UFU e os alunos do Instituto de Física.

“Esse lugar é maravilhoso, expositivo, aberto para toda a população. É mais uma vez a universidade expandindo as suas ações para a sociedade e difundindo a ciência, a tecnologia e a inovação”, comentou o vice-reitor. O Museu Dica fica aberto de terça à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h.

CEMEPE: Mostra Pedagógica de Educação Especial

Entre os dias 20 e 24 de outubro, aconteceu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), a “Mostra Pedagógica de Educação Especial: ciência, tecnologia e acessibilidade”. O evento, aberto à comunidade, teve como objetivo divulgar e compartilhar saberes e práticas educacionais inclusivas, por meio da exposição de estratégias didáticas, recursos pedagógicos de acessibilidade e tecnologia assistiva utilizada pela equipe da educação especial.

De acordo com as professoras, os equipamentos utilizados foram produzidos e personalizados de acordo com as necessidades de cada aluno. Para o próximo ano, escolas da rede municipal de Uberlândia receberão um laboratório tecnológico móvel composto por um carrinho de carregamento e um notebook que auxiliarão crianças do ensino básico e que possuam necessidades especiais.

“Vejo que as pessoas estão se preocupando mais e isso faz toda a diferença na vida dessas crianças, afinal, todo recurso, tecnológico ou não, são muito importantes para elas. Sinto que a inclusão começa a fazer sentido e passa a mudar as estruturas da sociedade”, comenta Gabriela Oliveira, professora de atendimento especializado na educação infantil de Uberlândia.

Próximas atividades

Entre 26 de outubro e 11 de dezembro, acontece o Dica Viajante, uma exposição com conteúdos de física voltados para o aprendizado, aliado à diversão. Confira as datas no Portal de Eventos.

Em 8 e 9 de novembro, acontece a Feira Ciência Viva no formato on-line. O objetivo é promover habilidades em todas as áreas do conhecimento, despertando vocações e revelando capacidades. Confira a programação completa aqui.

Entre 10 a 12 de novembro, será realizado o Brincando e Aprendendo no Saguão do Bloco 5O do Campus Santa Mônica. Serão 16 atividades interativas de ciência, tecnologia e arte para que alunos da educação básica de Uberlândia possam brincar e aprender ao mesmo tempo. Conheça a programação aqui.

Palavras-chave: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia Museu Dica Cemepe