Participe da 8ª edição da PARALELA Plataforma de Arte

Atividades acontecem em vários pontos de Uberlândia e prosseguem até o próximo sábado, 15 de outubro

Publicado em 11/10/2022 às 11:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Começou nesta segunda-feira, 10 de outubro, a 8ª edição da PARALELA Plataforma de Arte. As atividades, que ocorrem em vários locais da cidade de Uberlândia, vão até sábado, dia 15. A edição conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, e com o apoio do Curso de Dança do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). Todas as ações são de acesso gratuito para o público em geral.

Trabalho 'Dispositivo Cenográfico'. (Foto: Yuiji Kodato)

Após duas edições realizadas de forma remota, a mostra volta a acontecer nos principais espaços culturais uberlandenses, com uma programação de trabalhos artísticos, conversas e oficinas. As atividades serão realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA), na Trupe de Truões, na Sala Iluminação do Curso de Dança da UFU e no Viveiro Cipó Cerrado. Entre os convidados das  atividades gratuitas, estão artistas de Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG), João Pessoa (PB) e do próprio município de Uberlândia (MG).

Um dos grandes trabalhos artísticos deste ano é “Dança Contemporânea em Domicílio”, em que as pessoas poderão solicitar uma apresentação de Cláudia Müller (MG) em quaisquer lugares do bairro Santa Mônica. Realizado desde 2005, o trabalho artístico usa a conhecida imagem de entregadores delivery para recriá-lo em outros contextos, principalmente naqueles onde ele não é esperado, como em casa, no trabalho, bares, instituições e afins. O trabalho poderá ser solicitado para entrega na tarde de quinta-feira, 13 de outubro, por meio de ligação ou mensagem para número de celular disponível no site da PARALELA.

Outro destaque da programação é o espaço de conversa “Olhares Sobre o Corpo: Dança e Curadoria”, que resgata evento artístico que aconteceu em Uberlândia no início dos anos 2000, sob a coordenação de Fernanda Bevilaqua e Wagner Schwartz. Na PARALELA, Carol Fescina (Sesc - MG), Felipe de Assis (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - BA), Wenderson Godoi (Hibridus Dança - MG), Marcelo Camargo (Paralela - MG) e Alexandre Molina (Paralela - MG) dialogam sobre o processo de curadoria em cidades fora de eixo Rio-São Paulo.

Trabalho 'Debacle'; artista: Isaura Tupiniquim. (Foto: Divulgação/PARALELA)

Veja a programação completa da 8ª edição da PARALELA no site do projeto.

PARALELA Plataforma de Arte

A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular "Práticas em Dança II: performances do corpo", do Curso de Dança da UFU. O projeto de extensão cresceu e, hoje, a PARALELA se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma borram fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado.

Palavras-chave: dança IARTE Paralela MUnA mostra arte dicult PROEXC UFU