Prêmios para cientistas são destaques na Coluna de Ciência de outubro

Confira as últimas notícias sobre divulgação científica

Publicado em 24/10/2022 às 14:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Foto: Divulgação e arquivos pessoais/ Arte: Viviane Aiko

4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Todo ano, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão a cientistas de destaque e a jovens promissoras. Em 2022, o prêmio se dirige às estudantes do Ensino Médio e da Graduação, nas três grandes áreas do conhecimento. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. Saiba mais aqui.

Docentes da UFU participam da XIV Reunião de Classificação e Correlação de Solos

Entre os dias 8 e 15 de outubro de 2022, os docentes do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU), Enio Costa e Lucas Azevedo, e do Instituto de Geografia (IG/UFU), Alan Silveira e Guilherme Correa, participaram da XIV Reunião de Classificação e Correlação de Solos, que ocorreu nos estados de Goiás e Tocantins. O objetivo foi promover a validação e o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), bem como contribuir com a região, por meio da observação in loco, de diversos perfis de solo representativos de diversos ambientes. Saiba mais aqui.

Nova edição do Prêmio ESG – FAMA Investimentos

Divulgação científica da UFU é tema da SNCT de Uberaba

A jornalista Diélen Borges, da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da UFU (que também escreve esta coluna), foi convidada para ministrar a palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), no Campus Uberaba. O tema foi “A importância da Divulgação Científica para a Ciência e Tecnologia nos 200 anos da Independência do Brasil”, abordado com exemplos do trabalho feito pela equipe da UFU.

Chamada para envio de artigos

A revista JCOM América Latina está com chamada aberta para a submissão de artigos para o especial “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”. As editoras são Luisa Massarani, da Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, e Thaiane Moreira de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense. A JCOM América Latina é uma publicação de livre acesso, revisada por pares e dedicada a estudos em divulgação científica na América Latina. Os artigos podem ser submetidos em português ou espanhol, até 20 de novembro, sem taxa para publicação. Para mais informações, acesse https://jcomal.sissa.it/es.

Podcast da SBPC

Você sabia que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também tem um podcast? É “O Som da Ciência”, lançado em junho deste ano e publicado semanalmente. Os episódios sobre ciência, tecnologia, inovação e assuntos relacionados estão disponíveis emanchor.fm/sbpc.

Podcast da UFU

Mas não deixe de ouvir também o podcast de divulgação científica da UFU, o Ciência ao Pé do Ouvido. O programa é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Os episódios mais recentes falam sobre Alzheimer precoce, cinema e tecnologia e sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e estão disponíveis gratuitamente nos principais streamings de áudio.

Jornalismo Científico

Leia, abaixo, algumas matérias publicadas, em outubro, na editoria de Ciência do portal Comunica UFU.

Leia Cientistas

Confira os textos de divulgação científica publicados pelos próprios pesquisadores da UFU.

Imprensa

Conheça algumas matérias publicadas pela imprensa no último mês com a participação de algum cientista da UFU ou sobre alguma pesquisa da universidade.

CNN

Diário de Uberlândia

O Tempo

Boa Forma

Política de usoA reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Coluna de Ciência Divulgação Científica outubro Ciência