Educação Financeira em pauta na UFU

Faculdade de Ciências Contábeis é coordenadora regional da IV Olimpíada Brasileira sobre o tema; atividade é voltada para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio

Publicado em 01/11/2022 às 09:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Equipe da Facic/UFU e estudantes participantes da IV OBEF. (Foto: Divulgação Facic)

Promover a educação financeira entre os jovens e contribuir para o debate sobre o tema entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Este é um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef), que chega à quarta edição em 2022. A Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Facic/UFU) é uma das coordenadoras regionais da olimpíada, participando efetivamente da aplicação das provas.

“A Obef é uma olímpiada de educação financeira com uma peculiaridade significativa social, ao despertar caminhos aos jovens quanto ao uso do dinheiro em suas relações pessoais e econômicas”, explica o professor Nilton César Lima, um dos coordenadores regionais do projeto na UFU.

Iniciativas que promovem a educação financeira acabam por contribuir para uma compreensão mais ampla de questões relacionadas ao planejamento pessoal. “O jovem é capaz de discernir sobre o bom uso do dinheiro em suas relações, decisões e convívio, promovendo a ele reflexões acerca do uso do dinheiro em suas finanças pessoais até o entendimento de uma estrutura econômica mais ampla”, contextualiza o professor.

Medalhas estaduais e próxima fase

Na regional coordenada pela UFU, 17 estudantes do Ensino Médio participam da Obef. Destes, quatro estão classificados para a quarta e última fase da olimpíada e obtiveram medalhas estaduais.

Um estudante do Campus Patrocínio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) conquistou medalha de prata e outros três, também do IFTM (de Uberlândia e Patrocínio), ficaram com o bronze. Veja a lista dos premiados:

As provas da quarta etapa serão aplicadas no próximo sábado, dia 5 de novembro. Os candidatos com os melhores desempenhos serão contemplados com medalhas nacionais. O resultado será disponibilizado em 12 de dezembro.

Para saber mais...

A Obef é uma iniciativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra o projeto “Educação Financeira para Toda Vida”, coordenado pelo professor Wenner Glaucio Lopes Lucena.

Além da UFU, outras 31 Instituições de Ensino Superior participam como coordenações regionais e aplicam as provas da olimpíada.

Para mais informações, acesse o site oficial do projeto.

Palavras-chave: Educação Financeira OLIMPÍADA Faculdade de Ciências Contábeis Facic UFU