FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

25/11/2022 - 12:49 - Atualizado em 05/12/2022 - 08:14
Livro lançado no Graça do Aché aborda educação antirracista
Coletânea organizada por Neli Edite dos Santos, com colaboração de três professoras da Eseba, foi apresentada durante a 'Jornada dos 20 anos do Graça' e está disponível para download, gratuitamente
Giovanna Abelha - bolsista voluntária de Graduação (Jornalismo)

Na última quinta-feira, 24 de novembro, durante o quarto dia da programação da “Jornada dos 20 Anos do Graça do Aché: Veredas Decoloniais entre Memórias e Identidades Regionais. Salve, Negritude”, foi lançado o livro “Construíndo uma educação antirracista: Reflexões, afetos e experiências”.

Organizada por Neli Edite dos Santos, pesquisadora e doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a produção também contou com três docentes da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) como colaboradoras: Fernanda Cássia dos Santos, doutora em História (UFPR); Gabriela Martins Silva, doutora em Psicologia (USP); e Léa Aureliano de Souza, graduada em Psicologia (UFU). “Para mim e todo o comitê gestor, é a realização de um sonho. Este livro se propõe a ser um instrumento potente, com a contribuição de autores e autoras que participaram do projeto [da Eseba]. Cada um a seu modo contribuiu para avançarmos na luta antirracista”, comenta Souza.

Foto: Divulgação/Graça do Aché

Fruto do projeto “Construindo uma escola antirracista”, desenvolvido pela Eseba, o livro trata de temáticas como racismos estrutural e institucional, diversidade de cores de pele, questões etnico-raciais na literatura infantil, cidadania, misoginia, interseccionalidade, ancestralidade e capoeira, entre outros.

Registro do evento de lançamento do livro. (Foto: Divulgação/Graça do Aché)

A obra apresenta capítulos escritos por docentes do Eseba e por pesquisadores, artistas e educadores de outras regiões do país. O trabalho foi possível graças a recursos do Edital Equidade Racial na Educação, organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), em parceria com o Itaú Social, Unicef, Instituto Unibanco e Fundação Tide Setubal.

Os interessados podem baixar o livro gratuitamente, pelo Portal da Editora CRV.