Cortes orçamentários

UFU amplia ações para contenção de despesas

Constantes cortes orçamentários obrigam a universidade a adotar medidas que irão impactar o funcionamento da instituição

Publicado em 10/11/2022 às 12:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Proposta de redução de despesas foi apresentada pelo pró-reitor Darizon Alves de Andrade

Os sucessivos cortes orçamentários criaram um cenário desafiador, de desequilíbrio entre os recursos disponíveis e o valor necessário para o funcionamento e a manutenção dos serviços prestados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para buscar alternativas às restrições orçamentárias, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) realizou, nesta quinta-feira (10/11), reunião com os gestores de contratos da universidade.

O pró-reitor Darizon Alves de Andrade deixou claro o histórico de cortes realizados pelo governo federal relacionados ao orçamento discricionário. “Na média estamos perdendo R$ 20 milhões ao ano, desde 2016”.

O orçamento discricionário é aquele vinculado às despesas de manutenção e funcionamento das universidades. As contas de energia, água, telefone, prestação de serviços de limpeza, jardinagem e segurança estão incluídas nesta modalidade. O pró-reitor afirmou que serão realizados pagamentos parciais das despesas dos meses de novembro e dezembro e apresentou proposta para redução de ao menos 15% nas despesas com contratos de prestação de serviços.

As alterações devem ser implementadas imediatamente para terem reflexo no início do próximo ano em “recursos destinados a serviços de manutenção como os de limpeza e jardinagem.  Bolsas de estudo de formação poderão sofrer reflexos também.” explicou o pró-reitor.

Orçamento em 2023

O orçamento para o próximo ano ainda não foi aprovado, mas caso os valores previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) sejam efetivados, o quadro para as universidades será de ampliação na contenção de despesas.

O PLOA prevê orçamento, para a UFU, de R$ 86,9 milhões, no entanto a previsão de gastos é de R$ 134 milhões. “Se aprovado conforme proposto no PLOA, o orçamento garante o funcionamento da universidade somente até agosto”, projeta Darizon.

A expectativa é de que este quadro seja modificado conforme as informações veiculadas pela imprensa. A equipe de transição do novo governo para a área de educação demonstra preocupação com recomposição orçamentária para merenda escolar e para as universidades e institutos federais.

Palavras-chave: Orçamento despesas Proplad