UFU conclui aplicação do Vestibular 2022 neste domingo (27)

Provas da Segunda Fase do processo seletivo serão aplicadas nas quatro cidades de Minas Gerais em que a universidade está instalada; 4.406 candidatos disputam 1.614 vagas em 47 cursos de graduação

Publicado em 25/11/2022 às 20:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Por conta do aumento recente de casos de covid-19 no Brasil, UFU recomenda o uso de máscaras tanto pela equipe de aplicação quanto pelos candidatos. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo Portal Comunica)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplica neste domingo, 27 de novembro, as provas da Segunda Fase do Vestibular 2022. Tal como na Primeira Fase, os exames terão início às 9h. Desta vez, porém, eles serão realizados apenas nas quatro cidades mineiras em que a instituição possui unidades: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Estão classificados para esta etapa final do processo seletivo 4.406 candidatos. Na disputa pelas 1.614 vagas distribuídas por 47 cursos de graduação da UFU, os estudantes serão submetidos a duas questões discursivas de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Já na prova de Redação, serão apresentadas duas situações que servirão de motivação para o texto a ser produzido.

Locais e horários

Os portões dos locais de aplicação das provas estarão abertos a partir das 8h15 e serão fechados, pontualmente, às 9 horas. Para saber os locais a que devem se dirigir, os classificados para esta etapa do processo seletivo devem consultar suas novas fichas, informando CPF e demais dados de acesso ao sistema de inscrição no Portal da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU).

O término do horário de sigilo será às 12 horas, momento em que os vestibulandos poderão entregar suas folhas de respostas das questões discursivas e da Redação e deixar as salas. Quanto ao prazo máximo para finalizar os exames, vai variar conforme o início efetivo deles em cada sala, porém totalizando um tempo comum: 5 horas e 30 minutos - o mesmo período que foi concedido na Primeira Fase.

Itens obrigatórios e protocolos de biossegurança

Para realizar as provas, é necessário portar os seguintes itens:

• Via original de documento de identificação oficial, com foto;
  • Ficha do Candidato;
  • Caneta esferográfica de tinta azul com corpo todo transparente.

Quanto à alimentação, somente serão permitidos lanches de rápido consumo - na própria sala - e que estejam armazenados em recipientes com material transparente e sem rótulo. Desde 30 de setembro, por decisão do Conselho Universitário (Consun), a utilização de máscaras é facultativa nos ambientes da UFU. Entretanto, por conta de um alerta emitido pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU no último dia 17 de novembro, o uso de máscaras é recomendável.

A lista de aprovados e a classificação geral do Vestibular UFU 2022 serão disponibilizadas no dia 13 de janeiro de 2023. Confira, abaixo, estas e outras datas importantes deste processo seletivo:

Para mais informações sobre o Vestibular 2022 da UFU acesse seu edital.

Palavras-chave: vestibular processo seletivo ingresso graduação DIRPS Prograd UFU