Agenda 2030

Ações da UFU para a Agenda 2030 são destaques em eventos científicos

Pesquisas e artigos foram divulgados em outras universidades

Publicado em 12/12/2022 às 14:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Apresentação do comitê no XXV Seminários em Administração (SemeAd) da USP. (Foto: Arquivo pessoal)

Várias divulgações científicas foram realizadas pelo Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CGODS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no mês de novembro. Duas delas foram apresentadas pelas professoras Jaluza Borsatto, Carla Marcolin e Etienne Abdalla, sob forma de artigos, que fundamentam parte da metodologia de implantação dos ODS na UFU pelo comitê.

Um desses trabalhos, intitulado “ODS nas Universidades: Revisão sistemática utilizando Inteligência Artificial”, foi apresentado no XXV Seminários em Administração (SemeAd) da Universidade de São Paulo (USP), em 10 de novembro. O trabalho foi indicado para fast track (estratégia de gestão de projetos) da Revista Metropolitana de Sustentabilidade.

Já o artigo “O uso de inteligência artificial para mapeamento das ações de extensão alinhadas aos ODS: um estudo na Universidade Federal de Uberlândia” foi apresentado no XXIV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), nos dias 29 e 30 de novembro, também na USP.

Discentes também emplacaram suas produções, como a aluna de Administração Beatriz Borges Kiehn, orientanda da professora Jaluza Borsatto, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O artigo “Agenda UFU 2030: Um estudo sobre o alinhamento das pesquisas nos programas de pós-graduação de Administração e Ciências Contábeis aos ODS” foi aprovado na modalidade “Resumo: Comunicações Orais Internacionalização” do evento Semana de Internacionalização da UFU 2022 (INTERUFU).

Além das produções acadêmicas executadas por alguns dos membros do comitê em formato de pesquisa, algumas das ações também são referência para outros estudos, como é o caso da intitulada “O que os Projetos Pedagógicos dos cursos (PPC) de Ciências Contábeis dizem sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?”, apresentado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no XXIV Engema.

Essa pesquisa cita a linha de ação do “GT Ensino” do comitê da UFU, que sugere e orienta os cursos de graduação da universidade que passam por reformulação a incluírem a Agenda 2030 e os ODS em todos os novos projetos pedagógicos enviados ao Conselho de Graduação (Congrad).

Palavras-chave: Agenda 2023 ODS CGODS