Alunos da UFU lançam livro sobre centenário do Uberlândia Esporte Clube

Obra produzida por 13 estudantes de Jornalismo reúne histórias do time e da torcida

Publicado em 16/12/2022 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Livro comemora 100 anos do Uberlândia Esporte Clube. (Imagem: Uberlândia Esporte Clube / Arte: Julia Alvarenga, Luísa Cardoso e Ório Euzébio)

Você conhece as principais vitórias do Uberlândia Esporte Clube (UEC)? Sabe o motivo pelo qual o mascote do time é um periquito? Já ouviu falar sobre os hábitos dos torcedores quando estão na arquibancada? As respostas para estas perguntas, dentre outras histórias, estão presentes em um livro lançado pelo curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - acesse o arquivo em PDF clicando aqui ou na foto acima.

A obra foi lançada em 15 de dezembro de 2022 e os autores esperam contribuir para a população uberlandense: “Quando um time faz 100 anos, é muito mais que futebol. Isso afeta a cidade, os torcedores, o amor dos torcedores e também movimenta dinheiro na cidade. É um material que os torcedores podem buscar e precisar daqui a uns 20 ou 50 anos”, afirma João Marcelo Pozatti, estudante de Jornalismo na UFU e um dos idealizadores do trabalho.

Pozatti acredita que um dos melhores momentos que o time deve comemorar é o centenário. Conhecido por “Verdão” ou “Furacão Verde da Mogiana”, o UEC nasceu em 1º de novembro de 1922.

O livro é resultado de um trabalho do curso de Jornalismo desenvolvido na disciplina Mercado Editorial, ministrada pelo professor João Damasio da Silva Neto. Ele orientou os alunos para narrarem as histórias sobre pessoas e lugares que fazem parte do cotidiano do clube.

“O 'Alviverde Centenário' é um livro-reportagem que resgata e comemora os marcos históricos do Uberlândia Esporte Clube, mas vai além deles. Diante de uma história que não tem ainda propriamente um acervo constituído, esse trabalho, rigoroso em apuração e sensível em narrativa, acaba por contribuir para a constituição dessa memória”, explica o professor.

Rafael Silva tem a tradição de acompanhar os jogos do “Verdão” com sua família. “Tenho memórias durante a minha infância de ir ao estádio com meu pai e assistir ao UEC jogar. É emocionante que o livro tenha registrado histórias sobre os jogadores e torcedores. É um trabalho muito importante para Uberlândia”, comenta.

Dois membros da equipe divulgaram a obra no canal Manchete Esportiva, administrado por torcedores que têm suas histórias narradas pelo livro, composto por oito capítulos. O Jornal da UFU também abordou o centenário do UEC.

Fazem parte do projeto de "Alviverde Centenário" 13 estudantes de Jornalismo da UFU: João Marcelo Pozatti, Leonardo Jardim, Matheus Mazon, Andrei Gobbo, Bruna Garcia, Laura Justino, Julia Alvarenga, Luísa Cardoso, Matheus Dias, Eduardo Simões, Monique Mavillyn, Ório Euzébio e Vitor Bueno.

Estádio Municipal Parque do Sabiá recebe os jogos do Uberlândia Esporte Clube. (Foto: Evandro Monteiro Júnior)

Palavras-chave: Ciência Uberlândia centenário UEC Uberlândia Esporte Clube Parque do Sabiá