Retrospectiva

Cinco destaques da Divulgação Científica da UFU em 2022

É hora de relembrar os feitos da 'Dirquinha' no primeiro ano de retorno presencial pós-pandemia de covid-19

Publicado em 28/12/2022 às 18:01 - Atualizado em 23/10/2023 às 16:21

A Divisão de Divulgação Científica faz parte da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU). Carinhosamente apelidada de “Dirquinha”, a divisão é responsável por divulgar toda a parte científica feita na universidade em diversas frentes, como reportagens, podcast, mídias para redes sociais e por meio da Rede de Divulgadores da Ciência. Relembre cinco destaques da divisão em 2022:

5 - E-book sobre boas práticas em divulgação científica

Nove artigos compuseram o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”, que está disponível para download gratuito no site da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), responsável pela edição da obra.

Um dos capítulos aborda os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Divulgação Científica da UFU. O artigo, intitulado “Divulgação científica em canais institucionais e em rede: a experiência da UFU”, foi escrito pela jornalista Diélen Borges e pelas estagiárias Julia Alvarenga, Laura Justino e Viviane Aiko.

4 - Curso de Formação de Divulgadores da Ciência

Arte: Viviane Aiko

O “I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência” foi realizado entre os dias 3 e 31 de março pela equipe. Com o objetivo de criar um espaço de formação e debate sobre divulgação científica, os alunos foram orientados para produzirem conteúdos científicos de forma acessível e compreenderem quais os melhores caminhos para que as universidades possam popularizar a produção científica.

O curso foi uma parceria entre a Rede de Divulgadores da Ciência da UFU e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Diversos divulgadores da ciência de destaque, internos e externos à UFU, estiveram entre os convidados. Todas as aulas estão disponíveis no Canal da UFU no YouTube.

3 - Oficina de divulgação científica em mídias sociais

Foto: Marco Cavalcanti

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promoveu o II Seminário de Pesquisa da UFU. Dentre as diversas atividades, a divisão promoveu a oficina “Divulgação Científica em Mídias Sociais”.

Os jornalistas Diélen Borges, Naiara Ashaia e Túlio Daniel e os estagiários Laura Justino e Gabriel Reis abordaram as características das principais redes sociais, os tipos de páginas, perfis e influenciadores que fazem comunicação pública e divulgação científica, a adaptação da linguagem científica para as mídias sociais, noções introdutórias de comunicação imagética (design gráfico, fotografia e vídeos) e como trabalhar em parceria com a comunicação institucional e com a imprensa.

2 - Prêmio Triângulo de Comunicação

Foto: Milton Santos

No dia 11 de agosto, aconteceu a cerimônia do IV Prêmio Triângulo de Comunicação. Foram premiados participantes em mais de 10 categorias relacionadas às áreas de jornalismo e publicidade e propaganda. A Divisão de Divulgação Científica venceu em cinco categorias.

A jornalista Diélen Borges venceu a categoria “Jornalismo Digital Profissional”, com a reportagem “Cientistas da UFU que encontraram variantes de coronavírus em Uberlândia vão criar sistema de vigilância epidemiológica”. O estagiário de Jornalismo Gabriel Reis venceu a categoria “Jornalismo Digital Estudante” com a reportagem “Precisamos falar sobre endometriose”. Já as estagiárias de Design venceram em duas categorias. Ludmila de Castro venceu a categoria “Campanha Digital” com a capa do episódio #51 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" e Viviane Aiko, a categoria “Peça Publicitária” com o carrossel do “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

Junto com o jornalista Túlio Daniel, Aiko também venceu a categoria “Criação Publicitária”, com o vídeo de divulgação do Planner UFU 2022. Só neste ano, a divisão alcançou mais de meio milhão de visualizações em seus vídeos no Instagram da UFU.

1 - Contemplação em chamada de financiamento

Foto: Marco Cavalcanti

A Divisão de Divulgação Científica foi aprovada no Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia - Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Chamada Fapemig 05/2022).

O Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia busca contribuir para a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, por meio do incentivo a ações que promovam a disseminação e a democratização de informações sobre a produção do conhecimento científico e tecnológico no estado de Minas Gerais. Em todo o estado, foram 29 projetos aprovados e 113 reprovados. Com a aprovação, a divisão receberá financiamento para continuar, com qualidade, seus trabalhos na UFU.

Extra: Podcast Ciência ao Pé do Ouvido

O Ciência ao Pé do Ouvido é o podcast criado pela divisão em 2020. Só neste ano, foram produzidos, ao longo da terceira temporada, 34 episódios, totalizando 21 horas de produção. Foram mais de 66 pessoas entrevistadas sobre os diferentes assuntos relacionados à ciência e cotidiano. Nosso podcast foi o mais ouvido no Spotify por 167 pessoas e foi indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) entre os “5 podcasts de ciência para quem gosta do assunto”.

Palavras-chave: Divisão de Divulgação Científica Dirco Dirquinha Ciência ao Pé do Ouvido retrospectiva