Livro aborda desenvolvimento da gestão de pessoas no Brasil

Autor apresenta framework que pode ajudar empresas a atingirem seus objetivos

Publicado em 15/12/2022 às 09:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O livro foi lançado em 31 de agosto de 2022, pela Appris Editora. (Capa: Appris Editora)

O administrador Ricardo Rezende, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Uberlândia (PPGGO/UFU), lançou, em agosto de 2022, um livro que tem a proposta de ajudar as empresas no desenvolvimento da gestão de pessoas no Brasil.

Este conceito está relacionado aos projetos empresariais de planejamento, execução e controle de ações que orientam os empresários e colaboradores a alcançarem seus objetivos nos negócios. Podem ser citadas como exemplos as seguintes atividades: organização de mão de obra, recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, avaliação de desempenho e engajamento.

No obra, Rezende compartilha as suas experiências profissionais e propõe um framework (modelo com elementos estruturais básicos para facilitar o desenvolvimento de algum processo) que tem o foco de facilitar o desenvolvimento, a integração e o controle de ações da empresa.

“Os capítulos cinco e seis apoiam a necessidade de fazer mais e melhores recursos humanos (RH), fortalecendo sua atuação profissional no presente ou futuro”, destaca o autor.

O material também pode servir de suporte para que os alunos e gestores entendam mais sobre a importância de realizar as ações das companhias de maneira mais completa e consistente.“Persistir, persistir, persistir. Só assim conseguiremos realizar a execução do sistema integrado de gestão de pessoas nas empresas", conclui Rezende.

O livro “Sistema Integrado de Gestão de Pessoas: Um Modelo Estratégico e Tático Para Pequenas e Médias Empresas” está à venda em lojas on-line.

Palavras-chave: Ciência sistema integrado Desenvolvimento Gestão de Pessoas administração empresa