Cultura

MUnA dá continuidade ao projeto 'MUnA On-line', que difunde seu acervo artístico na internet

Em sua segunda edição, projeto disponibiliza obras regionais do acervo no meio digital, divulga videodepoimentos inéditos de artistas e amplia coleção de materiais didáticos

Publicado em 12/12/2022 às 14:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Fotografia 'Passantes', sem data, do artista João Virmondes, digitalizada e disponibilizada no acervo do MUnA. (Fonte: Portal Acervo MUnA)

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) realizará, na próxima sexta-feira (16/12), às 18 horas, o lançamento do projeto “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo”, no seu auditório principal. O evento contará com a exibição de videodepoimentos de artistas sobre suas obras, que integram o acervo do museu, e uma roda de conversa sobre o projeto.

“MUnA On-line 2: O acervo em diálogo” é uma continuidade do projeto “MUnA On-line: Do museu para o mundo”, realizado em 2020, que disponibilizou a catalogação do acervo artístico do museu no meio digital, por meio do Portal Acervo MUnA; criou a série de vídeos “Depoimentos”, com comentários de professores do curso de Artes Visuais da UFU sobre obras de outros artistas; e originou a coleção de material didático “Olhando para a obra”, voltada para professores do Ensino Fundamental.

Em sua segunda edição, o projeto “MUnA On-line” dá seguimento à difusão do acervo artístico do museu na internet, com a complementação da catalogação das obras, disponibilizadas no Portal Acervo MUnA; a ampliação da série “Depoimentos”, com comentários de artistas regionais sobre as próprias produções; e a publicação de novos exemplares da coleção de materiais didáticos “Olhando para a obra”.

As duas edições do “MUnA On-line” foram idealizadas e coordenadas pela professora Tatiana Sampaio Ferraz, do Instituto de Artes Visuais (Iarte/UFU). Para ela, a principal contribuição do projeto é “tornar o acervo do museu cada vez mais público, de forma que ele possa ser acessado, pesquisado, consultado e conhecido em qualquer canto do mundo, principalmente dentro do território brasileiro”.

Nesta edição, o projeto focalizou nas produções dos artistas Adélia Lima, Beatriz Rauscher, João Virmondes, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Lucimar Bello e Rodrigo Freitas, todos atuantes no circuito regional de Uberlândia. “Enquanto a primeira edição selecionou obras que representam a diversidade do acervo do MUnA e a contribuição de diferentes gerações de artistas consolidados, a segunda focalizou no circuito artístico de Uberlândia e Triângulo Mineiro, dando visibilidade à produção que circula na região, fora dos grandes centros culturais”, explica Ferraz.

Um dos artistas abordados é o professor do curso de Artes Visuais da UFU Rodrigo Freitas. Ele salienta que o projeto é importante “na medida em que torna públicas as obras do acervo, sempre em diálogo direto com o artista, e resgata o processo criativo dele”. “Também entendo que o projeto seja um caminho para ampliar a relação do museu com a comunidade externa à UFU e com a cidade e a região, na perspectiva de levar as obras a um contexto ampliado de conversa, no atravessamento da prática de cada artista”, ressalta.

As duas edições do projeto “MUnA On-line” foram contempladas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Prefeitura de Uberlândia, em 2020 e 2022. Além de Ferraz, a equipe do projeto é formada por alunos egressos dos cursos de Artes Visuais e Jornalismo da UFU e colaboradores externos, sendo eles: Suzana Adamy (produção executiva), Laís Martins (pesquisa e textos), Jéssica Borges (design gráfico), Bruno Favaretto (programação do site), Roberto Chacur (registro fotográfico das obras), Marco Paraná (roteiro, captação e edição de vídeos), Carina Aguiar (arte e vinheta) e Beatriz Ortiz (assessoria de imprensa).

Sobre o MUnA

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), fundado em 1975, é um órgão complementar do Instituto de Artes (Iarte) e integrante do Sistema de Museus (Simu) da UFU. Tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais, por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.

Palavras-chave: Museu Universitário de Arte MUnA UFU MUnA On-line 2 acervo digitalizado