Pular para o conteúdo principal
Cultura

MUnA publica novos volumes de material didático sobre obras de artistas de Uberlândia e região

Exemplares investigam sete obras que compõem o acervo do museu; fascículos são frutos do projeto 'MUnA On-line 2: O acervo em diálogo', contemplado pelo PMIC 2022

Publicado em 15/12/2022 às 19:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) publica, nesta sexta-feira (16/12), sete volumes do material didático “Olhando para a obra”, direcionado para professores do Ensino Fundamental. Os novos fascículos são parte dos resultados do projeto “MUnA On-line”, contemplado em duas edições pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), com objetivo de difundir o acervo artístico do museu na internet.

A coleção “Olhando para a obra” reúne conteúdos sobre peças que compõem o acervo artístico do MUnA, a fim de contribuir com as atuações e vivências artísticas dos professores nos espaços educativos. Ao todo, já foram publicadas 13 edições sobre os artistas Adélia Lima, Beatriz Rauscher, Fayga Ostrower, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Ido Finotti, João Virmondes, Lucimar Bello, Maciej Babinski, Nelson Leirner, Rodrigo Freitas e Shirley Paes Leme, sendo cada edição dedicada a uma obra.

Todos os fascículos da coleção são divididos em três seções: “Olhando para a obra”, “Sobre o/a artista” e “Experimente”. A primeira propõe descobertas sobre o aspecto analítico das obras, como forma, cor, densidade, luz e sombra; a segunda apresenta uma biografia breve do artista, entrecruzando a trajetória artística com o contexto sociocultural; e a terceira instiga a realização de atividades práticas com os estudantes, todas relacionadas com a obra em questão.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, a professora Tatiana Sampaio Ferraz, do Instituto de Artes (Iarte/UFU), o objetivo da criação do material didático é estreitar os laços do MUnA com a educação formal. “O material didático é voltado para o Ensino Básico justamente para buscar essa aproximação com as escolas, na intenção de trazer cada vez mais os estudantes para dentro do museu, apresentando-o como um lugar de lazer, conhecimento, diversão, troca, partilha e criação, e de fazer a formação de público dessa faixa etária”, pontua.

 

Sobre o projeto

Realizada em 2020, a primeira edição do projeto - “MUnA On-line: Do museu para o mundo” - originou a coleção “Olhando para a obra”, com materiais sobre os artistas Ido Finotti, Fayga Ostrower, Maciej Babinski, Nelson Leirner e Shirley Paes Leme; disponibilizou a catalogação do acervo artístico do museu no meio digital, por meio do Portal Acervo MUnA; e criou a série de vídeos “Depoimentos”, com comentários de professores do curso de Artes Visuais da UFU sobre obras de outros artistas.

Já a segunda edição, denominada “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo”, deu seguimento à difusão do acervo artístico do museu na internet, com a publicação de novos exemplares da coleção de materiais didáticos “Olhando para a obra”, sobre os artistas Adélia Lima, Beatriz Rauscher, João Virmondes, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Lucimar Bello e Rodrigo Freitas; a complementação da catalogação das obras, disponibilizadas no Portal Acervo MUnA; a ampliação da série “Depoimentos”, com comentários de artistas regionais sobre as próprias produções.

Ferraz salienta que, enquanto a primeira edição do projeto destacou artistas de relevância nacional que representam a diversidade do acervo do MUnA, a segunda edição focou em artistas com atuação em Uberlândia e microrregião do Triângulo Mineiro: “Em 2022, adotamos a perspectiva de olhar mais para o circuito artístico local e regional, composto por artistas que colaboram ou colaboraram com as artes visuais na cidade e na região - fossem eles autodidatas, formados em outros contextos ou colaboradores do curso de Artes Visuais da UFU.”

 

Lançamento

A segunda edição do projeto “MUnA On-line” será lançada nesta sexta-feira (16/12), às 18 horas, no auditório do museu, localizado na Rua Coronel Manoel Alves, 309, no Bairro Fundinho, em Uberlândia. O evento contará com a exibição de vídeos que integram a série “Depoimentos” e com uma roda de conversa sobre o projeto, com a idealizadora Tatiana Ferraz e os artistas Lucimar Bello e Rodrigo Freitas.

Além de Ferraz, que idealizou e coordenou as duas edições do projeto, a equipe dele também é formada por alunos egressos dos cursos de Artes Visuais e Jornalismo da UFU e colaboradores externos, sendo eles: Suzana Adamy (produção executiva), Laís Martins (pesquisa e textos), Jéssica Borges (design gráfico), Bruno Favaretto (programação do site), Roberto Chacur (registro fotográfico das obras), Marco Paraná (roteiro, captação e edição de vídeos), Carina Aguiar (arte e vinheta) e Beatriz Ortiz (assessoria de imprensa).

 

Sobre o MUnA

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), fundado em 1975, é um órgão complementar do Instituto de Artes (Iarte) e integrante do Sistema de Museus (Simu) da UFU. Tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: lançamento Publicação MUnA Museu Universitário de Arte dicult PROEXC UFU

A11y