Pular para o conteúdo principal
Ciência

SBPC homenageia professor Warwick Kerr em calendário

Cientista da UFU obteve reconhecimento internacional na área de genética

Publicado em 01/12/2022 às 11:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Imagem: Reprodução/SBPC. Clique na imagem para baixar o calendário completo

No último mês do calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o homenageado é o professor Warwick Kerr, engenheiro agrônomo, biólogo e geneticista brasileiro, "reconhecido como um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo".

Kerr faleceu em 2018, aos 96 anos. Atuou em diversas instituições de pesquisa e, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde trabalhou de 1988 a 1999 e de 2003 a 2010, Kerr implantou o curso de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica. Foi presidente da SBPC por dois biênios: 1969-1971 e 1971-1973.

"Nesse ano, em que se comemoram os 100 anos do nascimento do cientista Warwick Estevam Kerr, juntam-se a SBPC e várias instituições como Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto) e Instituto de Biotecnologia (IBTEC/UFU) para prestarem sua homenagem ao grande educador e cientista que o Brasil conheceu. Um ser humano inigualável e insubstituível", afirma a professora Ana Maria Bonetti, do IBTEC/UFU.

O professor Carlos Ueira Vieira, atual diretor IBTEC, disse, em nome de todos os servidores da unidade acadêmica, que "foi uma honra conhecer e trabalhar com um dos mais importantes cientistas do século 20. Ele foi o idealizador e fundador do IBTEC. As comemorações do centenário do nascimento dele só reforçam a grande importância desse cientista que dedicou a vida na ciência brasileira". 
 

Além de Kerr, o calendário da SBPC homenageia pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento científico nacional, como Oscar Sala, Leopoldo Nachbin, Maurício Peixoto, Marília Chaves Peixoto, Marta Vannucci, Roberto Salmeron e Oswaldo Cruz. Também são destacados momentos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 1922 e os 200 anos da Independência do Brasil.

Baixe o calendário gratuitamente no site da SBPC.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Kerr SBPC homenagem

A11y